EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA FRENTE À COLONIZAÇÃO DO SER, SABER E PODER

Adriana Aparecida de Almeida Marcolin, Antonio Paulo Valim Vega, Geraldo Antônio da Rosa

Resumo


Neste artigo, propõe-se uma reflexão sobre o pensamento pedagógico latino-americano em torno da crise nas humanidades, sua repercussão no ensino e formação, com vistas a uma educação emancipatória frente à colonização do ser, do saber e do poder. O contexto, em princípio, diz respeito às aulas remotas, obrigatórias por efeito da covid-19, tomando como base os desafios que a pandemia impôs a professores e estudantes, somados à angústia, medo e frustração, sentimentos agravados pela crise sanitária, humana e socioambiental na contemporaneidade. Com base em fontes e em referências bibliográficas, neste ensaio teórico, situam-se fragilidades educacionais, a partir de um contexto que ainda se sintoniza ao pensamento colonial. Ainda, sob essa perspectiva, sinalizam-se não só possibilidades para uma educação emancipatória, como também pressupostos para a construção de uma cidadania solidária, em especial, do ponto de vista socioambiental.  


Palavras-chave


Educação. Colonialidade. Decolonialidade.

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