A PREVENÇÃO DA SÍFILIS COMO FOCO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Kelly Fernanda Grein, Mirian Kuhnen

Resumo


O agente comunitário de saúde é o elo entre a equipe e a comunidade por estar em contato mais frequente e próximo à comunidade, tornando-se extremamente importante na prevenção de doenças e promoção da saúde.  Este estudo trata de uma pesquisa-ação, realizada em uma Unidade Básica de Saúde do município de Lages - Santa Catarina, identificada como a que mais teve casos notificados de sífilis no ano de 2017. Participaram das ações 10 agentes comunitários de saúde (ACS). Foram realizados três encontros com foco em atividades de educação permanente e educação continuada. Na primeira fase, uma reflexão sobre a prática, permitiu realizar um levantamento do conhecimento prévio dos participantes, suas dificuldades e dúvidas referentes ao tema proposto. Na segunda etapa, a educação continuada permitiu um espaço para a retomada de conteúdos e conceitos importantes para a retroalimentação da prática profissional, foi desenvolvida por meio de um estudo dirigido. A avaliação ocorreu no terceiro momento com sugestões e recapitulação dos conteúdos. Percebeu-se que os profissionais participantes da ação apresentavam dúvidas como a maneira de transmissão, sintomas e fases de desenvolvimento da doença. Conclui-se que a ação desenvolvida foi positiva, pois contribuiu para uma atuação profissional mais efetiva dos ACS em sua comunidade, favorecendo o aprendizado no que se refere ao controle e prevenção da Sífilis. A educação permanente mostrou-se ideal na consolidação dessa pesquisa-ação por permitir um aprendizado significativos aos participantes.


Palavras-chave


Sífilis, Agente Comunitário de Saúde, Educação Permanente.

Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA, M. P.; KUHNEN, M. O Dia da Gente: Educação Permanente Renovando Práticas de Saúde. 1ª edição. Curitiba: CRV, 2015.

ARRUDA, M. P.; KUHNEN, M. Guia de Educação Permanente: a singularidade dos lugares e das pessoas renovando práticas de saúde. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Saúde e Qualidade de Vida. GEPESVida/Lages-SC. 1ª Edição. São José: ICEP Editora, 2014, 12p.

AVELLEIRA, J. C. R.; BOTTINO, G. Sífilis: Diagnóstico, Tratamento e controle. Educação Médica continuada. Rev. Bras. Dermatol, v. 81, n. 2, p. 111-126, 2006.

BRASIL. Boletim Epidemiológico Sífilis 2017. Secretaria de Vigilância em Saúde. Ministério da Saúde. Volume 48. Número 36. Brasília (DF): Set/2017.

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF: 19 set/1990.

BRASIL. Política Nacional de Atenção Básica. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção á Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília (DF): 2006.

BRASIL. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Diário Oficial da União, Brasília, DF: 24 out/2011.

BRASIL. Programa Agentes Comunitários de Saúde – PACS. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Brasília (DF): Janeiro/2001.

BRASIL. Sífilis: Estratégias para Diagnóstico no Brasil. Ministério da Saúde. Brasília: Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids. 2010. 100 p. (Série TELELAB)

FORTES, P. A. C.; SPINETTI, S. O agente comunitário de saúde e a privacidade das informações dos usuários. Cad. Saúde Pública, v. 20, n. 5, p. 1328-1333, 2004.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Editora Atlas SA, 6 ed. São Paulo: 2008.

IERVOLINO, S. A.; PELICIONI, M. C. F. A utilização do grupo focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde. Revista Escola de Enfermagem. USP, v. 35, n. 2, p. 115. Junho, 2001.

KOERICH, M. S. et al. Pesquisa-ação: ferramenta metodológica para a pesquisa qualitativa. Revista Eletrônica de Enfermagem. Volume 11, n. 3., p. 717-723; 2009.

LAGES. Investigação dos casos de sífilis 2017. Secretaria Municipal da Saúde – Vigilância Epidemiológica. Prefeitura de Lages. Estado de Santa Catarina. Sinan NET: 2017.

MARTINES, W. R.; CHAVES, E. C. Vulnerabilidade e sofrimento no trabalho do Agente Comunitário de Saúde no Programa Saúde da Família. Rev Esc Enfermagem USP, v. 41, n. 3, p. 426-433, 2007.

NEVES, L. O.; ONISHI, E. T.; PELUSO, E. T. P. Atuação do enfermeiro na estratégia saúde da família em relação aos idosos com vestibulopatias. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde, 2012;4(1):9-18

OLIVEIRA, E. V. L. et al. Sífilis secundária com acometimento pulmonar. Anais Brasileiros de Dermatologia. Vol.82, n.2, pp. 163-167.2007.

PERES, H.H.C.; LEITE, M.M.J.; GONÇALVES, V.L.M. Educação Continuada: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, e avaliação de desempenho profissional. In: KURCGANT, P. Gerenciamento em Enfermagem. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

ROLIM, K. M. C.; BEZERRA, M. G.A.; MENEZES, V. T. A. Mulheres em uma aula de hidroginástica: experenciando o interrelacionamento grupal. Revista Brasileira em Promoção da Saúde. 2004;17(1):8-13.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Saúde. Sífilis congênita e sífilis na gestação. São Paulo, 2008.

SARACENI, V. A Sífilis, a gravidez e a Sífilis Congênita. 2005. Disponível em: Acesso em: 22 dez. 2017.

VEIGA, I. P. A. Técnicas de ensino: Por que não? Ed. Papirus, p. 81. 1991. Campinas, SP: 1991.

VIANA, A.; POZ, M. R. D. Reforma do Sistema de Saúde no Brasil e o Programa de Saúde da Família. Rev Saúde Coletiva. 2005;15: 225-64