A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DE AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Izabel Cristina Feijó de Andrade, Josiane Vieira Brito

Resumo


O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a prática do diagnóstico precoce do autismo na educação infantil. O diagnóstico do transtorno do espectro autista, algumas pesquisas foram realizadas ao longo dos anos e têm revelado os mecanismos de desenvolvimento do cérebro nos primeiros anos de vida, e quanto mais estimulada, melhor o resultado a longo prazo. Observando essas características quanto mais cedo os traços do TEA forem identificados, mais rapidamente será iniciada a estimulação e mais efetivo será o desenvolvimento neuropsicomotor. A estimulação pode atingir o período ótimo definido pelas denominadas “janelas de oportunidades” do cérebro das crianças e a detecção precoce pode auxiliar a treinar habilidades que, se porventura houver um atraso no diagnóstico, não poderão mais ser alcançadas. O TEA pode manifestar-se com atraso desde os primeiros meses de vida. Alguns bebês podem demonstrar sinais precoces, como o atraso do sorriso social, a preferência por objetos e brinquedos em vez da interação com faces humanas, a deficiência no olhar sustentado ou reciprocidade do olhar, as dificuldades graves de sono, o déficit de interação social e interesse no outro, o atraso na linguagem, a pouca comunicação não-verbal e do apontar, dentre outros fatores. Geralmente são bebês que não demandam muito colo, que ficam bem sozinhos, que conseguem brincar isoladamente, que não choram por qualquer motivo e que não exigem muito a atenção dos pais, considerados “bebês bonzinhos”.


Palavras-chave


Autismo. Diagnóstico. Educação infantil

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