A EDUCAÇÃO CARCERÁRIA NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Jaélli Fátima da Silva

Resumo


Este artigo tem o propósito de compreender como ocorre a prática docente dos professores no sistema carcerária. Para tanto, foi necessário entender como ocorre o processo de admissão dos professores; identificar qual é formação continuada para essa prática pedagógica; e, verificar a contribuição do educador para a ressocialização dos indivíduos privados de liberdade. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, nos possibilitando adquirir informações mais aprofundadas, de forma que possibilitou descrever o assunto a partir da coleta de dados. O grande questionamento se na formação do curso de pedagogia somos habilitados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que possibilita a atuação dentro dos presídios também, por que não há um aprofundamento nessa área durante a formação acadêmica? Assim as políticas públicas já existentes dentro dessa área também podem fazer sua parte trazendo para os profissionais mais formações que os ajudem a trabalha uma boa ressocialização para esses alunos privados de liberdade.


Palavras-chave


Educação carcerária, professor, preconceito, ressocialização.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE. Beatris Clair, SEBALHOS. Delcimar Reis. Um estudo da relação entre educação e trabalho na penitenciária de Florianópolis: contradições e conflitos. Florianópolis, 2007.

BRASIL. Lei n. 7210. Código Penal, Código de Processo Penal, Constituição Federal. São Paulo: Saraiva. Disponível julho de 1984 em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm Acesso 11 de out.2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2011. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_05.10.1988/art_205_.asp Acesso 11 de out.2021.

CORTELLA. Mario Sergio. Por que fazemos o que fazemos? 1ª ed. São Paulo: Planeta, 2016. 07p. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/58/o/Por_Que_Fazemos_O_Que_Fazemos__-_Mario_Sergio_Cortella.pdf Acesso 11 de out.2021.

DUARTE, Ivo, o papel da religião no processo de reintegração do preso à sociedade, contextualizando a penitenciária estadual de londrina, ano 2002. Disponível em: http://www.depen.pr.gov.br/arquivos/File/monografia_ivo.pdf

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 55ª ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra. 2017. 16p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. Ana Maria Araújo Freire (org.) São Paulo: Editora Unesp, 2001. 35p.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: a história da violência nas prisões. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LAVILLE, C; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. 244p.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. disponivel em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india Acesso 11 de out.2021.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 239-255, maio-ago., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n96/1678-7110-ccedes-35-96-00239.pdf. Acesso em: 26/01/2021.

ONOFRE, E. M. C. Escola da prisão: espaço de construção da identidade do homem aprisionado? In: ONOFRE, E. M. C. (Org.). Educação escolar entre as grades. São Carlos: EdUFSCar, 2007, p.11-28.

PAIM, Antonio. Curso de Humanidades 4 - Religião: guias de estudo / Antonio Paim, Leonardo Prota, Ricardo Vélez Rodriguez - Londrina: UEL. 1997.

PAIVA, Jane. Conteúdos e metodologia: a prática docente no cárcere. Programa 5. Salto Para o Futuro, Boletim 06, Maio 2007, p. 46 – 52. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/154418Educacaoprisional.pdf Acesso em 11 de out.2021.

PERISSÉ, Gabriel. Ler, pensar e escrever. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

SANTOS, IVANETE APARECIDA DA SILVA. Direitos humanos e educação escolar prisional: um estudo de caso na penitenciária estadual de cruzeiro do oeste' 06/03/2017 164 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA, Cascavel Biblioteca Depositária: Unioeste - Campus de Cascavel, 2017.

SANTOS, Willian Lima. O PAPEL DO PEDAGOGO DENTRO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO. 2015. Revista Científica da FASETE. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2015/9/o_papel_do_pedagogo_dentro_do_sistema_penitenciario.pdf. Acessado em: 26/01/2021.