NOVOS CONTEXTOS OUTROS OLHARES: PROGRAMA EDUCAÇÃO CONECTADA/ PENSAR A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MEIO A COVID-19

Daniela Camila Froehlich

Resumo


O presente artigo tem por objetivo abordar o Programa Educação Conectada com o olhar direcionado a Educação do Campo, e o mesmo em meio a COVID-19. Compreendendo que o programa está organizado em três frentes de formação e desenvolve-se em diferentes etapas com a visão de estimular o planejamento da inovação e da tecnologia como elementos transformadores da educação nos estados e municípios, cabe visualizar a Educação do Campo em meio a esse contexto. A análise baseia-se na pesquisa documental, na qual tensiona-se o programa mencionado. As plataformas apresentadas pelo programa são o AVAMEC e o REDMEC, estas responsáveis por recursos educacionais, materiais de formação e cursos de aperfeiçoamento na modalidade a distância. Compreendendo a Educação do Campo e como é pensado o contexto educacional para o mesmo, trago análises para que os profissionais, e sujeitos, que estudem essa modalidade se ocupem a pensar e questionar  as condições de ensino-aprendizagem consideradas por meio deste programa, principalmente no contexto atual que está sendo vivenciado. 


Texto completo:

PDF

Referências


CALDART, Roseli Salete. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. IN: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete. (org.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: articulação nacional Por Uma Educação do Campo, 2002. Coleção Por Uma Educação do Campo, n.º 4.

CALDART, Roseli Salete. Trabalho Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009.

CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. In: Por uma educação do campo. Rio de Janeiro: Vozes, 2011

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro; São Paulo. Expressão Popular, 2012.

Plataforma AVAMEC. Acessada em: http://avamec.mec.gov.br/#/curso/listar?query=, no dia 05/05/2020.

Plataforma RDMEC. Acessada em: https://plataformaintegrada.mec.gov.br/home#materials, no dia 05/05/2020.

Programa Educação Conectada. Acessada em: http://educacaoconectada.mec.gov.br/plataforma-integrada, no dia 05/05/2020.