PROGRAMA DE TAI CHI CHUAN PARA IDOSOS COM DCNT - BAIRRO SÃO MIGUEL, RIO GRANDE (RS), BRASIL

Yoisell López Bestard, Maria Caridad Bestard Gonzales, Juan Eligio López Garcia

Resumo


A pesquisa tem por objetivo analisar a Qualidade de vida e a Atividade Física em idosos, antes realizado em Cuba e agora no bairro São Miguel, Rio Grande (RS), Brasil. Primeiro foi necessário diagnosticar a qualidade de vida das pessoas participantes voluntárias do bairro, depois obter informações e dados da realidade a partir dos próprios envolvidos na atividade e conhecer sua disposição a praticar atividade física. Para tanto, se fez necessário a elaboração de um Programa de conhecimento e prática do Tai Chi Chuan como processo educativo para que os participantes aprendessem a conviver com suas Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) e, por sua vez, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas que possuem DCNT, deixando de serem inativos fisicamente. As atividades se desenvolveram ao mesmo tempo em que se foi sistematizando o processo educativo, buscando identificar alterações e mudanças entre os participantes, objetivo alcançado graças à estratégia metodológica qualitativa vinculada no enfoque hermenêutico, pois utilizou-se principalmente os discursos, as percepções, as vivências e experiências dos sujeitos para à procura de significados que eles outorgam para suas experiências. As maiores considerações obtidas estão no plano educativo, integrador e sociocultural, com a compreensão de que é possível melhorar a saúde com o recurso para a qualidade de vida, haja vista a elaboração e aplicação de um Programa de atividade física adequada a idade, necessidades e gostos dos participantes.


Palavras-chave


Atividade Física; Saúde; Tai Chi Chuan; Qualidade de Vida.

Texto completo:

PDF

Referências


AIRASCA, Daniel. Actividad Física y Salud. PubliCE Standard. Argentina. 2002. Disponível em: https://g-se.com/actividad-fisica-y-salud-1-sa-P57cfb270e3e36. Acesso em: 25 de maio de 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; HARTZ, Zulmira Maria de Araújo; BUSS, Paulo Marchiori. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, 2000.

SÁNCHEZ, González M. A. O conceito de saúde: análises de seus contextos, pressupostos e ideais. In: Cadernos do Programa Regional de Bioética, n.7, dezembro de 1998.

TOSCANO, Walter. RODRÍGUEZ, Lía de la Vega. Actividad física y calidad de vida. Revista Hologramática. Facultad de Ciencias Sociales – UNLZ - n. 9, v. 1, 2008, p. 3–17. Disponível em: http://www.cienciared.com.ar/ra/usr/3/484/hologramatica_n9_%20v1pp3_17. Acesso em: 20 de maio de 2020.