NÚCLEO INTERNO DE REGULAÇÃO HOSPITALAR: CENÁRIO PARA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO

Pietra Karoline Ortiz Tavares, Andréia Valéria de Souza Miranda, Magali Maria Tagliari Graf

Resumo


O Núcleo Interno de Regulação (NIR) é uma Unidade Técnico-Administrativa que possibilita o monitoramento do paciente desde a sua chegada à instituição, durante o processo de internação e sua movimentação interna e externa, até a alta hospitalar. Os objetivos desse artigo são conhecer as atribuições do NIR no âmbito hospitalar na região serrana de Santa Catarina, discutir a atuação do enfermeiro e destacar a regulação como potencial para um atendimento com equidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio da pesquisa de campo com caráter exploratório. A primeira etapa da pesquisa constitui-se na aplicação de um formulário nos dois hospitais participantes nos municípios de Lages e Curitibanos. A segunda etapa consistiu na descrição dos dados colhidos bem como pesquisar em evidências bibliográficas para concluir e referenciar os relatos. Os resultados demonstraram que os participantes possuem conhecimento sobre as atribuições do NIR e que aplicam na prática, destacaram a atuação do enfermeiro e consideraram como relevante sua participação nesse setor, e ainda relataram dificuldade em realizar o serviço com equidade, por ser algo novo e precisar ainda de alguns ajustes para o funcionamento ser ideal. Percebe-se que deve haver a busca para um melhor entendimento sobre o NIR, pois sua chegada ao SUS ainda é recente e consequentemente mudanças e aprimoramentos surgiram, mais pesquisas devem ser investidas nessa área. Mas espero que esse trabalho some junto a outros na compreensão e significância desse tema.


Palavras-chave


NIR, Política Nacional de Atenção Hospitalar, Equidade, Enfermagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Diário oficial da união. Nº 190. República Federativa do Brasil – Imprensa Nacional, 2017, p. 143. Disponível em:

Acesso em 06 mar. 2019.

BRASIL. Manual de implantação e implementação: núcleo interno de regulação para Hospitais Gerais e Especializados. 1.ed. Brasília/DF: Ministério da saúde, 2017, p. 7, 9, 10, 2, 13, 18, 29, 38, 40, 41. Disponível em: . Acesso em 06 mar. 2019.

BRASIL. Manual do Administrador SISREG III. Brasília/DF: Ministério da saúde, 2008, p. 8. Disponível em: . Acesso em 06 mar. 2019.

BRASIL. Lei do exercício profissional de enfermagem. Lei Nº 7498. Brasília/DF, 1986. Disponível em . Acesso em 19 fev.2020.

BRASIL. Princípios do SUS. Disponível em . Acesso em 19 fev. 2020.

MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003. p. 212.

MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens, e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1999. p. 87,103,130.

PEITER, C.C; LANZONI, G.M.M; OLIVEIRA, W.F. Regulação em saúde e promoção da equidade: o Sistema Nacional de Regulação e o acesso à assistência em um município de grande porte. Disponível em . Acesso em 19 fev. 2020.