UTILIZAÇÃO DE ESTÍMULOS SENSORIAIS TÁTEIS NAS ATIVIDADES PRÉ ESCOLARES DE UMA CRIANÇA COM TEA

Juliana dos Santos Martins, Andreia Texeira Leão, Síglia Pimentel Höher Camargo

Resumo


Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) apresentam dificuldades nas áreas de comunicação/interação social e a presença de comportamentos restritos, repetitivos e estereotipados, que interferem no seu desempenho escolar e social, acarretando uma série de desafios aos seus professores. Muitos destes comportamentos podem estar associados as alterações do processamento sensorial, sendo um dos critérios para o diagnóstico do transtorno, que consiste nas dificuldades para planejar e produzir comportamentos adaptativos de acordo com os estímulos recebidos pelos sistemas sensoriais. A partir disso, o objetivo deste estudo foi de apresentar propostas que envolveram a estimulação sensorial tátil nas atividades de uma pré escola e analisar os efeitos destes estímulos na participação e interação de uma criança com TEA. A metodologia empregada foi um estudo de caso, através de observações diretas da criança com TEA na sala de pré escola. As atividades sensoriais foram planejadas de acordo com o conteúdo programado para a turma. Percebeu-se modificações no comportamento da criança com TEA durante as atividades sensoriais táteis, principalmente por demonstrar interesse em participar das atividades, interagindo com os colegas e demonstrando habilidades de imitação. Além disso, os outros colegas da turma também ficaram entusiasmados com as atividades fornecidas.

Palavras-chave


: autismo, alteração sensorial, inclusão

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