HIPOTERMIA TERAPÊUTICA EM NEONATOS

Samantha Kuster Mota, Andréia Valéria de Souza Miranda, Magali Maria Tagliari Graf

Resumo


A hipotermia terapêutica (HT) é uma opção para mudar histórias de vida, uma vez que pode evitar ou diminuir sequelas neurológicas causadas por asfixia perinatal. Este estudo tem como objetivo principal publicizar a hipotermia terapêutica em neonatos. E em seus objetivos específicos descrever a fisiopatologia e a ação da HT e ressaltar a importância da assistência de enfermagem durante o tratamento. Trata-se de uma revisão bibliográfica, feita no período de fevereiro a agosto 2018 e contou com o uso de livros, revistas da área da saúde e artigos acadêmicos publicados no SciELO. As evidências mostram desfechos neurológicos animadores após o uso da terapêutica. A divulgação da terapêutica e a capacitação dos profissionais para identificação de sinais clínicos e físicos que indiquem asfixia perinatal, seria a solução para podermos oferece-la. O investimento para o diagnóstico e tratamento com HT, são inferiores aos custos de saúde com pacientes que apresentam algum tipo de incapacidade mental e motora. Encorajar as equipes de saúde a oferecer novas opções de tratamentos, é dar a famílias novas possibilidades de sonhar.

Palavras-chave


Hipotermia terapêutica. Neonatos. Asfixia perinatal. Enfermagem

Texto completo:

PDF

Referências


COUTO TB. Suporte avançado de vida em hipotermia – Barueri, SP: Manole, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa- 3. ed. – São Paulo: Atlas, 1991.

GRAÇA, A. et al. Hipotermia induzida no tratamento da encefalopatia hipóxico-isquêmica neonatal. Sociedade portuguesa de pediatria, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

PROCIANOY, RS. Hipotermia terapêutica. 2012. Disponível em acesso em 04/04/2018 as 10:34h.

PROCIANOY RS. Medicina Neonatal - 2ª ed.- Rio de Janeiro: Rubio, 2016.

SCIELO, disponível em http://www.scielo.br/?lng=pt, acesso dia 12 de agosto de 2018, as 21horas e 6 minutos.

SILVEIRA. RC & PROCIANOY RS. Hypothermia therapy for newborns with hypoxic ischemic encephalopathy. Jornal de pediatria. (Rio de J). 2015; 91 S78-83