AS AÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE A UMA PARADA CARDIORRESPIRATORIA NO AMBIENTE INTRA-HOSPITALAR

Lucas Moroni de Moraes, Andréia Valéria de Souza Miranda, Magali Maria Tagliari Graf

Resumo


Parada cardiorrespiratória (PCR) se trata da interrupção das atividades cardíacas e pulmonares de uma pessoa com potencial chance de recuperação dessas funções após o evento. O objetivo deste estudo foi identificar os conhecimentos dos acadêmicos da 9ª fase de um curso de enfermagem, em relação as ações realizadas durante uma parada cardiorrespiratória. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva e exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa. O levantamento de dados foi realizado através de dois testes e um treinamento realizados com academicos da 9ª fase de um curso de enfermagem em um Centro Universitário, onde primeiramente foi aplicado um teste com questões de múltipla escolha com a autorização dos acadêmicos através de assinatura de um termo de concentimento livre e esclarecido. Posteriormente ao primeiro teste, foi realizado um treinamento e uma simulação de PCR com abordagem teórico-prática com ênfase nos procedimentos que devem ser realizados pela equipe de enfermagem para a aplicação de uma ressuscitação cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade. Por fim, foi aplicado novamente outro teste e avaliado a evolução dos resultados que apresentaram melhora no percentual de acertos nas três categorias abordadas. Após a análise dos resultados foi possivel concluir que os conhecimentos dos acadêmicos sobre o tema estava fragilizado e apresentou melhora após o treinamento, e que a capacitação da equipe de enfermgem é essencial para o alcance de melhores resultados durante uma RCP.

Palavras-chave


Parada cardiorrespiratória. Enfermagem. Treinamento. RCP de alta qualidade

Texto completo:

PDF

Referências


AEHLERT, B. ACLS: suporte avançado de vida em cardiologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. p. 4-104.

FALCÃO, L. et al. Emergências: Fundamentos e práticas. 1. ed. São Paulo: Martinari, 2010. p. 245-246.

FILHO, C. Et al. Fatores que comprometem a qualidade da ressuscitação cardiopulmonar em unidades de internação: percepção do enfermeiro. Revista da escola de enfermagem da USP, São Paulo, v. 49, n. 6, p. 908-914, dez./2015. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2019.

GONZALEZ, M. M. et al. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia: Resumo Executivo. Sociedade Brasileira de Cardiologia: Rio de Janeiro, Vol. n. 1, p. 105-108, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abc/v100n2/v100n2a01.pdf. Acesso em: 16 mar. 2019.

LIMA, S. G. D. et al. Educação Permanente em SBV e SAVC: Impacto no Conhecimento dos Profissionais de Enfermagem. Sociedade Brasileira de Cardiologia, São Paulo, v. 93, n. 6, p. 630-636, dez./2009. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2019.

MINAYO, M. C. D. S. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade..18. ed. Petrópolis: vozes, 2001. p. 67-71.

MORAES, A. M.; FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa cientifica. 1. ed. Sobral: Inta, 2017. p. 126-127.

SOUZA, B. T. et al. Identificação dos sinais de alerta para a prevenção da parada cardiorrespiratória intra-hospitalar. Revista Latino-Americana de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 3072, p. 1-9, fev./2019. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2019.

VEIGA, V. C. et al. Atuação do Time de Resposta Rápida no processo educativo de atendimento da parada cardiorrespiratória. Revista Brasileira de Clínica Médica, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 258-262, mai./2013. Disponível em: . Acesso em: 8 out. 2019