RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA PRECEPTORA NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS RESIDENTES

Izadora Domingues, Patrícia Coelho de Macedo, Renata Nunes

Resumo


O presente artigo tem como intuito analisar por meio de pesquisa, vivências e fundamentação teórica a importância da preceptora no processo de aprendizagem dos residentes do Programa Residência Pedagógica em busca de perceber a relevância da preceptora diante do programa. O artigo traz as vivências em sala de aula, proporcionadas pelo programa Residência pedagógica, e as importantes reflexões e contribuições da preceptora para a formação da nossa identidade pedagógica. Os relatos apresentados são parte das vivências e mostram o que foi possível perceber durante esse processo. Reitera-se, assim, que o PRP, tanto na escola como no USJ exigiu acompanhamento, supervisão dos estudos e das reflexões de trabalho docente, que ultrapassaram a equivocada acepção de trabalho docente restrita ao ato de dar aulas. E, consideramos pertinente a perspectiva de Tardif (2002) quando aponta que os saberes docentes adquiridos na formação continuada e incorporados à prática dos profissionais “se transformam em saberes destinados à formação científica ou erudita dos professores [à medida que se transforma] em prática científica, em tecnologia da aprendizagem” (TARDIF, 2011, p. 37). Então consideramos que a Residência Pedagógica como um processo de formação em tempo real na concretude da educação básica, se configura como um grande desafio a ser materializado, na atualidade, na prática dos educadores, dos gestores e dos legisladores brasileiros a fim de regulamentarem-na como obrigatória.

Palavras-chave


formação. Preceptora. Residência Pedagógica.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Rubem.Gaiolas ou Asas – A arte do voo ou a busca da alegria de aprender. Porto, Edições Asa, 2004.

ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira: Por amor e por força: Rotinas na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BRASIL. Projeto de Lei nº. 7.552, de 2014. 2014b. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação –PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. 2014a. Seção 1, p. 1.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

FERNANDES, G. B. L. et al. Residência pedagógica: universidade, escola e egressos de pedagogia da Faculdade de Formação de Professores/UERJ. In: FONTOURA, H. A. (Org.). Residência pedagógica: percursos de formação e experiências docentes na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Niterói: Intertexto, 2011. p. 107-118.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GADOTTI, Moacir. A escola dos meus sonhos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019.

GRAUBMANN, C. F. Les identités multiples. Revue Internationale des Sciences Sociales, Paris, v. 35, n. 2, p. 309-321, 1983.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARCELO GARCIA, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, São Paulo, v. 2, n. 3, ago./dez. 2010. Disponível em: .Acesso em: 13 ago. 2019.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: https://www.qedu.org.br/escola/219455-cm-maria-luiza-de-melo/censo-escolar Acesso em: 25 maio de 2019

PESSOA, F. Frases e pensamentos de Fernando Pessoa. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2014.

VEIGA NETO, ALFREDO. De Geometrias, Currículo e Diferenças IN: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças-2002.

POLADIAN, M.L.P. Estudo sobre o Programa de residência Pedagógica da UNIFESP: uma aproximação entre Universidades e escola de formação de professores. Dissertação (mestardo em Psicologia da Educação). São Paulo – SP; PUCSP, 2014.

SOARES,Magda, Letramento e alfabetização: as muitas facetas*, Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, 2003.

SOUZA, Flávia Dias de (org.). Professores principiantes e a inserção à docência : contextos, programas e práticas formativas. Curitiba: Ed. UTFPR, 2016. 197 p.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

TARDIF, M.; LESSARD, C. (Org.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

VEIGA NETO, ALFREDO. De Geometrias, Currículo e Diferenças IN: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças-2002.