RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO FORMATIVO NO PROCESSO DE “APRENDER A ENSINAR”

Berenice Vas, Graziela Regina dos Santos

Resumo


O presente texto, busca relatar o processo formativo no exercício de “Aprender a Ensinar” a partir das relações entre criança, infância, ensino, escola, sociedade e apropriação inicial da linguagem escrita, com base nos pressupostos da Teoria histórico-cultural, que orientaram a organização das atividades que constituíram o Programa Residência Pedagógica: observações participativas, intervenções pedagógicas, elaboração e escrita das ações do projeto de ensino, participação nos encontros formativos, estudo, pesquisa e leitura das bases teóricas. A participação no Programa Residência Pedagógica, foi de grande aprendizagem para o meu desenvolvimento acadêmico e profissional. Ressalto, que às atividades de observação; atuação pedagógica; orientação e produção de materiais referente a elaboração e escrita do projeto de ensino; participação nas reuniões de formação; encontros formativos; seminários entre outras atividades, levaram-me a compreender que os objetivos precisam ser claros quanto a aprendizagem das crianças e que, a relação entre o aprender a ensinar produz o desenvolvimento das crianças. Isso é mobilizador!

Palavras-chave


Escola Pública. Aprender e Ensinar. Espaço formativo.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – MEC.

Brasília, DF, 2017

MELLO, S. A. A apropriação da escrita como um instrumento cultural complexo. In: MENDONÇA, S. G. L.; MILLER, S. (orgs). Vigotski e a Escola Atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006b, p. 181-192.

MIRANDA, Marília Gouvêa de. O processo de socialização na escola: a evolução da condição social da criança. In: LANE, Silva; CODO, Wanderley (Orgs.). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de et al. A Atividade Orientadora de Ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de (Org.). A Atividade Pedagógica na Teoria Histórico-Cultural. Brasília: Liber Livro, 2010.

SANTOS, Graziela Regina dos. A organização do ensino e as possibilidades para o desenvolvimento humano da criança. 2016. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.