APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS

Fernanda Fernandes, Sônia Silvestri

Resumo


O propósito desse artigo é apresentar a experiência vivenciada no Projeto da Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) que ocorreu num Colégio Municipal na sala de alfabetização. A presença dos jogos e brincadeiras como estratégia pedagógica para a aprendizagem das crianças do ensino fundamental é assunto que tem conquistado espaço nas práticas dos educadores. O desafio da RP partiu da ideia de que é possível conjugar a alfabetização das crianças com jogos e brincadeiras, num diálogo profícuo em que o lazer e prazer pelo aprender torna conhecimento mais significativo para as crianças. Podemos considerar que a alfabetização e o letramento das crianças pautados na aprendizagem lúdica promove nas crianças a ampliação de competências e habilidades para entender o mundo, por meio das atividades prazerosas.

Palavras-chave


Alfabetização. Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem lúdica.

Texto completo:

PDF

Referências


BROUGÉRE, Gilles. Brinquedo e cultura. O papel do brinquedo na impregnação cultural da criança. 8 ed. Cortez Editora. São Paulo. 2010

BROUGÉRE, Gilles. A Criança e a Cultura Lúdica in O Brincar e suas Teorias. Kishimoto T.M.(organizadora).São Paulo:Pioneira,1998.

BROUGÉRE,Gilles. Brinquedo e Cultura. Traduzido por Gisela Wajskop. 4 ed.São Paulo, Cotez, 2001.

FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.RAMOS, Danielle Cristina; RIBEIRO, Sheila Maria; SANTOS, Zuleica A. G. Os jogos no desenvolvimento da criança. In: ROSA, Adriana (Org.). Lúdico & Alfabetização. Curitiba: Juruá, 2011, p.38 -43.

LEAL, Telma Ferraz; MENDONÇA, Márcia; MORAIS, Artur Gomes de; LIMA, Margareth Brainer de Queiroz. O lúdico na sala de aula: projetos e jogos. Fascículo 5. In: BRASIL, Ministério da Educação. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. 2008. p. 1-37.

RODRIGUES, Lídia da Silva. Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização. Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós -Graduação, 2013.97 f

ROJO, Roxane. Produzir textos na alfabetização: projetando práticas. In: Revista Educação – Guia da Alfabetização: Os caminhos para ensinar a língua escrita. N. 1. p. 44-59, SP: Editora Segmento, 2010.

SOARES, Magda Becker. Simplificar sem falsificar. In: Revista Educação – Guia da Alfabetização: Os caminhos para ensinar a língua escrita. N. 1. p. 6-11, SP: Editora Segmento, 2010.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.