PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA OS MÉDICOS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JARDIM BRASÍLIA, UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Ulisses André Bonifácio, Maria Marta Amancio Amorim

Resumo


Esta pesquisa foi realizada no Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, da Universidade Federal de Minas Gerais. Na Unidade Básica de Saúde da Família Jardim Brasília, composta por três médicos, os profissionais são graduados em medicina, mas não tem formação específica em medicina geral especializada. Sabe-se que a qualificação dos profissionais de saúde é emergencial no país. Assim este trabalho tem como objetivo propor um projeto de intervenção para a implantação de um programa de educação permanente para os médicos da Unidade Básica de Saúde da Família Jardim Brasília, Uberlândia - Minas Gerais. A metodologia que embasou o presente trabalho foi o planejamento estratégico situacional. Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online, da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde com ênfase em Saúde da Família, Educação Médica e Atenção Primária à Saúde, e também nos materiais do Ministério da Saúde. Foi percebido um volume alto de fila de espera para especialidade, que poderia ser resolvido na própria unidade básica de saúde pelos médicos lotados na unidade. Por fim, buscou-se incentivar os médicos a se aprimorarem por meio dos programas de educação permanente.

Palavras-chave


Educação Permanente. Atenção Primária à Saúde. Saúde da Familia.

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