A CONSTRUÇÃO DE UM HÁBITO ALIMENTAR SAUDÁVEL DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Gabriela Dutra, Leticia Malagoli

Resumo


Este artigo tem como objetivo propor às crianças da educação infantil a construção do hábito alimentar saudável, tendo em vista a habilidade prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de que as crianças adotem hábitos de autocuidado, valorizando atitudes relacionadas à higiene, alimentação, conforto e cuidados com a aparência. Toda ação docente tem suas limitações e suas vantagens, no caso da alimentação saudável devemos olhá-la como prática que deve ser incorporada pela professora regente durante todo o ano letivo.  Entendemos que a escola é um espaço social privilegiado para a criança onde elas passam grande parte do seu tempo, convivem, aprendem e fazem atividades físicas e intelectuais, portanto torna-se um ambiente favorável para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, atingindo os estudantes nas etapas mais influenciáveis da sua vida. Podemos considerar que o tema que envolve os cuidados com o corpo está previsto na Base Nacional Comum Curricular (2017) e nos deixa conscientes da importância de que os assuntos de utilidade pública sejam tratados desde a infância, de maneira lúdica e construtiva, para que possamos mudar os hábitos das gerações futuras.

Palavras-chave


Alimentação saudável. Hábito alimentar. Educação infantil.

Texto completo:

PDF


Diretos Autorais

 

A revista Gepesvida é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. 

 Dessa maneira, as Revistas Eletrônicas do ICEP buscam agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.


O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.