RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM DIÁLOGO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Camila Machado Ribeiro da Silva, Gizela Aristides dos Santos, Vânia de Carvalho, Izabel Cristina Feijó de Andrade, Wanderléa Pereira Damásio Maurício

Resumo


O presente trabalho visa relatar o projeto das residentes do centro Universitário Municipal de São José- USJ. Bem com o propósito de destacar a importância de trabalhar a conscientização ambiental com as criançasdo 2º ano do ensino fundamental. Desta forma, foi importante propor praticas pedagógicas que os envolvessem de maneira prática nas atividades, investigando os conhecimentos prévios que eles trazem de casa, de maneira que foram sendo aprimorando a partir do que era apresentado para os mesmos. O tema Reciclagem Meio Ambiente no Ensino Fundamental teve como embasamento teórica à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- UNESCO (2015), Diretrizes Nacional Para Educação Brasileira- DCNEB (2015) e dentre outros autores que serão mencionados no decorrer deste trabalho. A metodologia se constitui numa pesquisa participativa, teve base fundamental as vivencias observadas em sala. Sendo assim, no decorrer deste trabalho será apontado de que maneira se constitui o projeto das residentes pedagógicas do USJ, com a turma do segundo, se deu em três etapas: observações, intervenções e formação.


Palavras-chave


Reciclagem; Meio ambiente; Conscientização Ambiental.

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