AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NA ENGENHARIA NA VISÃO DOS PROFESSORES

Elias Sebastião de Andrade, Eduardo Juan Soriano Sierra

Resumo


Esse artigo tem o objetivo elaborar um diagnóstico preliminar sobre ambientalização curricular (AC) nutrido pelos professores que lecionam a disciplina: Conservação dos Recursos Naturais (ECZ5102) na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e as relações com a sustentabilidade ambiental. Cinco professores da Universidade que se propuseram participar de entrevistas abertas a partir de um roteiro semi-estruturado sobre o processo de ambientalização curricular (AC). As questões foram adaptadas a partir da entrevista elaborada pela equipe de coordenadores do projeto e da rede RASES (FIGUEIREDO, et al, 2017, p. 8).  Aplicou-se para a análise de dados a “Análise Textual Discursiva” - de Moraes e Galiazzi (2014). Essa análise teve como base as três categorias que emergiram do tratamento dos dados: a) AC e Ensino Interdisciplinar; b) Gestão Institucional Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, e, c) Formação dos Engenheiros para a Sustentabilidade Ambiental. Pode-se considerar que a formação atual dos engenheiros precisa ser repensada, já que esses profissionais desempenham papeis de destaque na sociedade do conhecimento e, portanto, precisam de uma formação técnica qualificada, mas, não menos importante, de um olhar mais sistêmico e consciente, balizado pela responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Nesse enfoque a atuação dos professores e a AC são ações decisivas.  Há que se ressaltar que isso envolve um grande esforço por parte do ensino e da gestão. 


Palavras-chave


Ambientalização curricular, Sustentabilidade ambiental, Gestão do conhecimento.

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