PRÁTICA PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE RACIOCÍNIO LÓGICO E SENSIBILIDADE HUMANA

Isabel Nercolini Ceron, Carmen Lucia Fornari Diez

Resumo


Diante da relevância dos saberes docentes, este artigo tem como objetivos: identificar a compreensão dos professores acerca dos saberes necessários à prática pedagógica; conhecer quais são os saberes docentes na Educação Infantil, que é a primeira etapa da Educação Básica. A pesquisa tem um caráter bibliográfico, com estudo de caso, realizado por meio de revisão de literatura refletindo a partir de pensadores como: Alarcão (2003), Arruda (2012), Barros (2009), Ostetto (2008), Tardif (2002) e outros, relacionando-os com a pesquisa de campo. Assim, para fazer um levantamento sobre as práticas docentes e saberes direcionados a essas práticas, elaborou-se um questionário previamente estruturado, que foi aplicado a sete professores da Educação Infantil de uma unidade particular do município da serra catarinense. Posterior à coleta de dados, no qual retornaram cinco questionários, fez-se a análise dos dados obtidos por meio da pesquisa de campo. Os resultados da coleta de dados, foram confrontados com diferentes autores, contextualizando-os. Estes resultados mostraram, que as relações sociais se apresentam cada vez mais complexas; que, o professor como mediador das emoções precisa potencializar a articulação entre o raciocínio lógico – razão - e a sensibilidade humana – emoção, refletindo sobre uma postura mais integradora. Esperamos que a reflexão desenvolvida contribua para uma avaliação da prática pedagógica e formação de professores da Educação Infantil.


Palavras-chave


Educação Infantil. Saberes Docentes. Prática Pedagógica.

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