EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ENTRE O TRADICIONAL E O DIALÓGICO

Júlia Graciela de Souza, Marcia Regina Selpa Heinzle

Resumo


Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (PPGE) - Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa de Formação de Professores, Políticas e Práticas Educacionais, no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES/FURB). O presente artigo tem como objetivo identificar a concepção de Educação Alimentar e Nutricional de um Curso de Nutrição de uma Universidade de Santa Catarina, a partir do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. A pesquisa foi realizada em uma Universidade de Santa Catarina e os dados foram gerados por meio de entrevista semiestruturada com quatro sujeitos de pesquisa: duas coordenadoras e duas docentes do Curso de Nutrição. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os sujeitos de pesquisa estão se desvencilhando da educação tradicional e buscando praticar uma educação dialógica conforme preconiza o Marco de Referência. Para isto, precisam ressignificar seus conhecimentos de Educação Alimentar e Nutricional e incorporá-los em suas práticas.


Palavras-chave


Educação Alimentar e Nutricional, Concepção tradicional, Concepção dialógica.

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