TENDÊNCIAS E PADRÕES GLOBAIS DOS PROGRAMAS DE PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

‎Maressa Noêmia Rodrigues ‎ Queiroz, Max Moura de Oliveira, Marta Rovery de Souza

Resumo


A violência de gênero é um problema de saúde pública mundial, com graves consequências físicas, mentais e econômicas, e crianças e adolescentes são as principais vítimas. Este estudo realiza uma revisão bibliométrica com o objetivo de fornecer uma análise da produção científica global sobre os programas de prevenção de violência sexual em instituições de ensino e identificar tendências, colaborações entre pesquisadores e áreas que necessitam de maior atenção. Após a triagem de 2.204 documentos das bases de dados BVS, MEDLINE, Scopus e Embase, 219 artigos foram incluídos para análise. Constatou-se uma concentração de pesquisas em países desenvolvidos e em abordagens específicas, além da ausência de estudos brasileiros na busca, sugerindo a necessidade de maior diversidade de estratégias de prevenção da violência sexual e de colaborações internacionais.


Palavras-chave


violência de gênero; preveção da violência sexual; instituições de ensino; programas de prevenção; bibliometria

Texto completo:

PDF

Referências


AUSTRALIAN BURDEN OF DISEASE STUDY 2018: INTERACTIVE DATA ON RISK FACTOR BURDEN, INTIMATE PARTNER VIOLENCE. [S. l.], 2021. Disponível em: https://www.aihw.gov.au/reports/burden-of-disease/abds-2018-interactive-data-risk-factors/contents/intimate-partner-violence. Acesso em: 7 jun. 2024.

BANYARD, Victoria L. Who will help prevent sexual violence: Creating an ecological model of bystander intervention. Psychology of Violence, US, v. 1, n. 3, p. 216–229, 2011.

BRILHANTE, Aline Veras Morais et al. Um estudo bibliométrico sobre a violência de gênero. Saúde e Sociedade, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 703–715, 2016.

CERQUEIRA, Daniel; BUENO, Samira (coord.). Atlas da violência 2024. Brasília: Ipea; FBSP, 2024. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14031

DI MATTEO, Claudia; SCARAMUZZINO, Roberto. Gender-based violence (GBV) against women with precarious legal status and their access to social protection in advanced welfare societies: an analytical contribution to reconstruct the research field and its institutional development. Comparative Migration Studies, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 40, 2022.

FINKELHOR, David. Prevention of Sexual Abuse Through Educational Programs Directed Toward Children. Pediatrics, [s. l.], v. 120, n. 3, p. 640–645, 2007.

FONSECA, Bruna de Paula Fonseca e et al. Co-authorship network analysis in health research: method and potential use. Health Research Policy and Systems, [s. l.], v. 14, n. 1, p. 34, 2016.

GIDYCZ, Christine A.; DARDIS, Christina M. Feminist self-defense and resistance training for college students: a critical review and recommendations for the future. Trauma, Violence & Abuse, [s. l.], v. 15, n. 4, p. 322–333, 2014.

HAMIDI, Ali et al. Visualization of the field of knowledge in sexual violence: a scientometric analysis based on citespace. Journal of Injury & Violence Research, [s. l.], v. 16, n. 1, 2023.

LECLERC, Benoit; WORTLEY, Richard; SMALLBONE, Stephen. Victim resistance in child sexual abuse: a look into the efficacy of self-protection strategies based on the offender’s experience. Journal of Interpersonal Violence, [s. l.], v. 26, n. 9, p. 1868–1883, 2011.

MACHADO, Andrezza Souza Martinez; BHONA, Fernanda Monteiro de Castro; LOURENÇO, Lélio Moura. Intervenção com mulheres vítimas de violência doméstica: uma revisão bibliométrica. Pesquisas e Práticas Psicossociais, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 1–12, 2020.

MARCELIN, Rose A.; RABARISON, Kristina M.; RABARISON, Monika K. Co-Authorship Network Analysis of Prevention Research Centers: An Exploratory Study. Public Health Reports, [s. l.], v. 134, n. 3, p. 249–254, 2019.

MCMAHON, Sarah; BANYARD, Victoria L. When can I help? A conceptual framework for the prevention of sexual violence through bystander intervention. Trauma, Violence & Abuse, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 3–14, 2012.

MCMAHON, Sarah et al. Measuring Bystander Behavior in the Context of Sexual Violence Prevention: Lessons Learned and New Directions. Journal of Interpersonal Violence, [s. l.], v. 32, n. 16, p. 2396–2418, 2017.

MIRÓN-VALDIVIESO, Ana M. Muñoz-Muñoz, M. Dolores. Analysis of collaboration and co-citation networks between researchers studying “violence involving women”. [S. l.], 2017. text. Disponível em: https://www.informationr.net/ir/22-2/paper758.html. Acesso em: 27 set. 2024.

MUJAL, Gabriela N. et al. A Systematic Review of Bystander Interventions for the Prevention of Sexual Violence. Trauma, Violence, & Abuse, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 381–396, 2021.

NAÇÕES UNIDAS. Sustainable Development Goal 5: Igualdade de gênero | As Nações Unidas no Brasil. [S. l.], 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/5. Acesso em: 23 set. 2024.

PETERSON, Cora et al. Lifetime Economic Burden of Intimate Partner Violence Among U.S. Adults. American Journal of Preventive Medicine, [s. l.], v. 55, n. 4, p. 433–444, 2018.

PFAFF, Johanna; JÖNSSON, Sandra; MUHONEN, Tuija. Literature Review Bystander Intervention Programs Focusing on Sexual Violence in Academia-A Scoping Review. SAGE Open, [s. l.], v. 14, p. 1–16, 2024.

PREZENSZKY, Bruno C. et al. School Actions to Prevent Gender-Based Violence: A (Quasi-)Systematic Review of the Brazilian and the International Scientific Literature. Frontiers in Education, [s. l.], v. 3, p. 89, 2018.

RUSSELL, Jane M.; MADERA JARAMILLO, Ma. Jesús; AINSWORTH, Shirley. El análisis de redes en el estudio de la colaboración científica. Redes. Revista hispana para el análisis de redes sociales, [s. l.], v. 17, n. 2, p. 38, 2009.

SALTZMAN, Linda E. Definitional and Methodological Issues Related to Transnational Research on Intimate Partner Violence. Violence Against Women, [s. l.], v. 10, n. 7, p. 812–830, 2004.

STORER, Heather L.; CASEY, Erin; HERRENKOHL, Todd. Efficacy of Bystander Programs to Prevent Dating Abuse Among Youth and Young Adults: A Review of the Literature. Trauma, Violence & Abuse, [s. l.], v. 17, n. 3, p. 256–269, 2016.

SWIFT, Carolyn F.; RYAN-FINN, Kimberly. Perpetrator Prevention: Stopping the Development of Sexually Abusive Behavior. Prevention in Human Services, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 13–44, 1995.

UCHIMURA, Kátia Yumi; BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Qualidade e subjetividade na avaliação de programas e serviços em saúde. Cadernos de Saúde Pública, [s. l.], v. 18, p. 1561–1569, 2002.

UNITED NATIONS OFFICE ON DRUGS AND CRIME. Gender-related Killings of Women and Girls (Femicide/feminicide): Global Estimates of Female Intimate Partner/family-related Homicides in 2022. [S. l.]: United Nations, 2023. Disponível em: https://www.un-ilibrary.org/content/books/9789213587072. Acesso em: 7 jun. 2024.

WALSH, Kerryann et al. School-based education programmes for the prevention of child sexual abuse. The Cochrane Database of Systematic Reviews, [s. l.], v. 2015, n. 4, p. CD004380, 2015.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Respect women: preventing violence against women. [S. l.]: World Health Organization, 2019. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/312261. Acesso em: 15 jun. 2023.

XIONG, Peng et al. Global burden of diseases attributable to intimate partner violence: findings from the Global Burden of Disease Study 2019. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, [s. l.], 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00127-024-02637-x. Acesso em: 7 jun. 2024.