Riscos psicossociais no contexto do trabalho

Saiury Moraes Pucci, Lilia Aparecida Kanan, Bruna Fernanda da Silva

Resumo


O trabalho é importante aspecto na determinação da identidade do indivíduo e um componente essencial no processo de desenvolvimento e amadurecimento do ser humano. Os riscos psicossociais associados ao trabalho são decorrentes do desajuste entre gestão e organização, o que afeta o trabalhador em seus aspectos psicológicos, sociais e físicos. Há, na literatura, expressas recomendações para que a área da saúde do trabalhador seja objeto permanente de pesquisas e fiscalização, pois o trabalhador passa significativa parcela de seu tempo de vida no ambiente laboral. Este estudo teve por objetivo identificar, baseado em revisão de literatura, quais os possíveis riscos psicossociais associados aos contextos de trabalho, bem como, as estratégias comumente utilizadas para minimizar tais riscos. Para isto, foram coletadas informações, sobre saúde do trabalhador e riscos psicossociais, disponíveis em livros e artigos científicos publicados entre os anos de 2001 a 2016 nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e ScienceDirect. Concluiu-se que há evidências da ampliação do interesse de pesquisadores pela temática, sendo crescente o quantitativo de estudos relacionados aos riscos psicossociais no ambiente laboral. Os resultados possibilitam constatar que as organizações de trabalho deveriam dispor de repertório de ações a fim de manter um ambiente laboral com recursos adequados, jornadas de trabalho condizentes com a capacidade dos trabalhadores, salários de acordo com as funções, líderes que motivem suas equipes, dentre outros aspectos. Nestes termos há minimamente alguma garantia de um local de trabalho saudável, produtivo e emancipador.

Palavras-chave


Saúde do trabalhador; Riscos psicossociais; Riscos laborais

Texto completo:

PDF


Diretos Autorais

 

A revista Gepesvida é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. 

 Dessa maneira, as Revistas Eletrônicas do ICEP buscam agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.


O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.