Reflexões sobre a pesquisa em educação

Carmen Lucia Fornari Diez, Geraldo Balduíno Horn

Resumo


Este ensaio tem como proposta refletir sobre algumas questões que permeiam pesquisa e ensino, tanto no sentido da produção do conhecimento como de sua aquisição e transmissão, entendendo que investigar é o fundamento e a atividade básica de toda e qualquer ciência, permitindo expressar, em forma de conhecimento, o mundo objetivo. Para tanto, são evocados alguns teóricos, relacionando suas visões com o cotidiano universitário no qual a pesquisa está condicionada, por princípio, ao ensino e à extensão, compondo o famoso tripé que sustenta, necessariamente, o ensino superior.

Palavras-chave


universidade; pesquisa; conhecimento

Texto completo:

PDF


Diretos Autorais

 

A revista Gepesvida é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. 

 Dessa maneira, as Revistas Eletrônicas do ICEP buscam agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.


O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.