A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização

Daniela Damásio, Fabiana Ferreira Martins, Simone Maura Pôrto

Resumo


O presente artigo tem como proposta apresentar o processo de alfabetização na transição da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola estadual da Grande Florianópolis/SC. Para tanto, foi necessário observar as experiências narradas pelas crianças, as práticas pedagógicas aplicadas pela professora, bem como seus condicionantes sociais, culturais e políticos. A partir disso, compreender o complexo processo de alfabetização neste contexto de transição. Acompanhar a trajetória do primeiro ano do ensino fundamental em seu processo de alfabetização nos possibilitou uma aproximação com o cotidiano escolar. Entendemos que a educação infantil e o ensino fundamental são etapas completamente diferentes, com objetivos específicos e rotinas próprias. Verificamos que as práticas educativas baseadas nas brincadeiras que assumiram centralidade na educação infantil se reestruturaram no ensino fundamental, a estrutura organizacional privilegia práticas individuais e baseia-se na transmissão dos conteúdos para a apropriação da língua escrita, engajando-se em diversos eventos de letramento. O processo de construção e análise dos dados baseou-se na abordagem interpretativa do desenvolvimento da criança (Vygotsky e Luria, 2001; Patto, 1993; Winnicott, 1975; Wallon, 2007) e da alfabetização (Ferreiro, 1991; Soares, 2008; Cagliari, 1991).

Palavras-chave


Transição; Alfabetização; Ensino Fundamental

Texto completo:

PDF


Diretos Autorais

 

A revista Gepesvida é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. 

 Dessa maneira, as Revistas Eletrônicas do ICEP buscam agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.


O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.