A concepção da linguagem e suas dificuldades de aprendizagem: possibilidades de mudanças

Natana de Melo Machado

Resumo


Considerando as observações e reflexões feitas durante a prática de estágio supervisionado da disciplina psicopedagogia clínica, busca-se neste artigo a reflexão e a compreensão da concepção da linguagem e suas dificuldades de aprendizagem, atreladas, sobretudo, com a importância do papel do psicopedagogo na busca de possibilidades de mudanças deste contexto. Apresenta-se inicialmente o processo de concepção e aquisição da linguagem em duas modalidades linguísticas: oral e escrita, características da sociedade em que estamos inseridos, assim como será discutido sobre a evolução psicogenética da apropriação do sistema de escrita pelas crianças. Acentua-se também a necessidade do diagnóstico precoce àquelas crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem durante o processo de aquisição da linguagem, assim como o papel essencial do psicopedagogo na busca de autoestima, de autoconfiança e de valorização de suas potencialidades.

Palavras-chave


Linguagem; Dificuldade de Aprendizagem; Psicopedagogo

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