A importância do conhecimento da microchipagem para o bem estar social e animal

Guilherme Moreira Scortegagna, Karine Pereira Ribeiro, Karoline Coscodai Albino, Samir Ribeiro de Jesus, Arlene Aparecida de Arruda

Resumo


Atualmente, há um aumento significativo da população de animais que são abandonados ou sofrem algum outro tipo de violência. A microchipagem, uma tecnologia que beneficia diversos setores da sociedade, auxilia para um controle deste abandono, portanto não deve ter sua importância desconsiderada. Tendo o professor capacidade de abordar temas como a inclusão da cultura da microchipagem para o acompanhamento animal, se faz interessante e até necessário o ensino desta ainda em fase de escolarização. O intuito deste projeto é ampliar o conhecimento acerca da importância da microchipagem em cães e gatos (vistos que estes se fazem presentes como animais de estimação da maioria) a fim de agregarem conhecimento útil acerca das questões sociais presentes ao seu redor. Este trabalho possui como objetivo contribuir para o desenvolvimento da formação da consciência em relação a ética animal. Este trabalho construiu-se a partir de uma revisão bibliográfica acerca do conceito de microchipagem, destacando suas características e funções finalizando com um relato de experiência acerca do conhecimento adquirido no processo de construção deste tema. Espera-se que este trabalho sirva como instrumento de sensibilização a uma reflexão crítica acerca da importância da microchipagem para a formação da consciência, da ética, do cuidado e afeto para com os animais.

Palavras-chave


Microchipagem; Animal; Escola

Texto completo:

PDF


Diretos Autorais

 

A revista Gepesvida é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. 

 Dessa maneira, as Revistas Eletrônicas do ICEP buscam agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.


O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.