A música no desenvolvimento psicomotor infantil

Eula Paula Diel Gröbe dos Santos, Marcos Genrrik Mattoso, Maria Selma Grosch

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar o estudo sob o título “A música no desenvolvimento psicomotor infantil”. Este foi realizado com o intuito de verificar através da pesquisa bibliográfica a eficácia da música no desenvolvimento psicomotor infantil, certificar sobre a possível evolução motora, social e emocional da criança através das atividades musicais e afirmar a necessidade da música como conteúdo curricular na escola. Os resultados se deram a partir das principais ideias de autores que tratam sobre o desenvolvimento psicomotor infantil e autores que abordam sobre o mesmo assunto, porém com ênfase musical, afirmando assim, que usufruir da mesma resultará em uma possível evolução cognitiva, emocional, afetiva, expressiva, criativa, psicomotora ou social, sendo estes vivenciados de forma individualizada ou na totalidade dos mesmos. Ao final, o presente artigo irá fomentar sobre a importância da música também no currículo da escola, pois a música como disciplina, certamente irá promover o desenvolvimento integral do aluno, tornando-o um cidadão reflexivo, capaz de refletir sobre as questões que envolvem a sociedade em que está inserido. Proporcionar a prática musical à criança que está em processo de desenvolvimento e aprendizado na escola, irá permitir que esta se desenvolva ainda mais, por inúmeros benefícios que a música traz consigo. Através de suas experiências e vivências a criança chega à escola com conhecimentos prévios sobre música, é de grande importância que o professor leve em consideração estes conhecimentos trabalhando de forma evolutiva o crescimento e desenvolvimento enquanto ser humano.

Palavras-chave


Desenvolvimento infantil; Música; Escola

Texto completo:

PDF


Diretos Autorais

 

A revista Gepesvida é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. 

 Dessa maneira, as Revistas Eletrônicas do ICEP buscam agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.


O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.