A música no desenvolvimento psicomotor infantil

Eula Paula Diel Gröbe dos Santos, Marcos Genrrik Mattoso, Maria Selma Grosch

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar o estudo sob o título “A música no desenvolvimento psicomotor infantil”. Este foi realizado com o intuito de verificar através da pesquisa bibliográfica a eficácia da música no desenvolvimento psicomotor infantil, certificar sobre a possível evolução motora, social e emocional da criança através das atividades musicais e afirmar a necessidade da música como conteúdo curricular na escola. Os resultados se deram a partir das principais ideias de autores que tratam sobre o desenvolvimento psicomotor infantil e autores que abordam sobre o mesmo assunto, porém com ênfase musical, afirmando assim, que usufruir da mesma resultará em uma possível evolução cognitiva, emocional, afetiva, expressiva, criativa, psicomotora ou social, sendo estes vivenciados de forma individualizada ou na totalidade dos mesmos. Ao final, o presente artigo irá fomentar sobre a importância da música também no currículo da escola, pois a música como disciplina, certamente irá promover o desenvolvimento integral do aluno, tornando-o um cidadão reflexivo, capaz de refletir sobre as questões que envolvem a sociedade em que está inserido. Proporcionar a prática musical à criança que está em processo de desenvolvimento e aprendizado na escola, irá permitir que esta se desenvolva ainda mais, por inúmeros benefícios que a música traz consigo. Através de suas experiências e vivências a criança chega à escola com conhecimentos prévios sobre música, é de grande importância que o professor leve em consideração estes conhecimentos trabalhando de forma evolutiva o crescimento e desenvolvimento enquanto ser humano.

Palavras-chave


Desenvolvimento infantil; Música; Escola

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