O assistente social no combate à infrequência escolar de adolescentes e sua inserção profissional no ambiente escolar

Aline Closs, Audrilar Arruda Rodrigues Campos

Resumo


O objetivo deste estudo é conhecer dentro da perspectiva do materialismo histórico-dialético a compreensão dos profissionais da rede de atendimento do Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA) sobre o trabalho do Serviço Social escolar. Objetivamos especificamente conhecer a compreensão acerca da contribuição do Assistente Social em relação a infrequência escolar e sua inserção no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo. Para a coleta dos dados realizou-se entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas com profissionais do conselho tutelar, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), secretários Municipais de Educação e Assistência Social e diretora de proteção especial de média complexidade da Secretaria de Assistência Social. A partir dos dados obtidos percebe-se a necessidade de inserção do Assistente Social nas escolas de todo país, uma vez que é local de manifestação da questão social, objeto de trabalho deste profissional. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade do Planalto Catarinense e tem como número do parecer 1.905.386.

Palavras-chave


Assistente Social; Infrequência escolar; Educação; Adolescente

Texto completo:

PDF


Diretos Autorais

 

A revista Gepesvida é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. 

 Dessa maneira, as Revistas Eletrônicas do ICEP buscam agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.


O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.