CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DO EDUCADOR INFANTIL

Luciana Nunes Garcia Ferreira, Regina Bazi Pinheiro, Lurdes Caron, Marina Patrício de Arruda

Resumo


O presente artigo apresenta resultados decorrentes da pesquisa realizada sobre o tema, saberes necessários a prática pedagógica, em um centro de educação infantil municipal da cidade de Lages. Tendo como categoria de embasamento, o conhecimento necessário para o desenvolvimento docente, abrangendo também temas como a educação continuada, a ação prática acolhedora, as habilidades de Linguagem, a flexibilidade do planejamento e a Intervenção mediadora de relações. Esse estudo objetivou conhecer a concepção dos professores da educação infantil a respeito dos conhecimentos e competências no exercício na docência. Assim, ao abordarmos essa questão, observamos que em concordância com os autores explanados, os professores participantes da pesquisa, identificam os elementos imprescindíveis a práxis docente. Esse trabalho nos levou a refletir sobre a importância dos conhecimentos teóricos atrelado às experiências práticas, das habilidades e capacidades mediadoras, da participação em cursos e de compartilhar conhecimentos entre os professores, da dedicação e da satisfação para a obtenção da qualidade na ação pedagógica.


Palavras-chave


Saberes. Prática pedagógica. Habilidades. Mediação.

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