SABERES E FAZERES: O SENTIDO DA PRÁTICA DOCENTE

Gislaine Aparecida de Matos, Rafael do Nascimento

Resumo


Este artigo tem o propósito de analisar a compreensão dos professores do ensino fundamental, acerca dos saberes necessários à prática docente.  Para tanto, foi necessário buscar conhecer o entendimento do professor e seus saberes relacionados ao cotidiano escolar. O estudo se justifica por ampliar a compreensão sobre saberes necessários a prática. Dessa forma, apresentamos o tema proposto, que condiz a assuntos pertinentes à prática escolar, já que o professor é visto, muitas vezes, como pessoa central de estudos e pesquisas no âmbito educacional. Assim, a subjetividade desse professor e seu saber-fazer precisam ser considerados. Esse sujeito deve ser considerado de suma importância, pois o seu papel e sua prática estão intrinsicamente ligados aos saberes. Essa discussão teve como base os estudos de Tardif (2002), Morin (2000) e Freire (2002) e demais autores. A metodologia adotada foi um estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizada por meio de questionário com perguntas abertas. A análise dos dados se deu por meio da técnica de análise de conteúdo aliada a referenciais teóricos pertinentes ao tema.  Destacamos a importância do tema e sua relevância para o sentido da prática profissional do professor, tendo em vista a reflexão sobre seus saberes e fazeres, e ainda o reflexo disso nas ações do professor no cotidiano escolar.

 

 


Palavras-chave


Professores. Sentido da Prática. Saberes e fazeres.

Texto completo:

PDF

Referências


BAGNO, Marcos. A pesquisa na Escola, o que é e como se faz. Edições Loyola, 2000.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, edição 70. 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Uatonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz, 2002.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.

MORIN, Edgar. Os sete saberes à educação do futuro. SP: Cortez, 2000

NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: _____ . (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SACRISTAN, José Giman. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. IN: NÓVOA, A. (Org). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber – esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, R.J.: Editora Vozes, 2002.

VENTURA, Magna Maria. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Revista SOCERJ. 2007