OS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL

Frida Rengel Ramos Ramos, Luciane Cristina Correa

Resumo


Este artigo tem o objetivo de apresentar o resultado de uma pesquisa realizada em uma escola municipal de Lages acerca dos saberes necessários à prática pedagógica de professores do ensino fundamental. Com base no estudo de caso em caráter qualitativo, a pesquisa nos levou a refletir sobre as relações da prática, atualização profissional, estratégias metodológicas, desafios e possibilidades dos saberes docentes. Entendendo a importância desta articulação para uma educação que leve a inteireza de todos os agentes envolvidos. Reconhecer a importância do saber dos professores reflete diretamente na Identidade dos profissionais, reconhecendo suas práticas como tecnólogo de ensino ou prático reflexivo.


Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA, Marina P. (RE) Significando a Mediação Social: um mediador de emoções. Pelotas: Mundial, 2008.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa. Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa / Uwe Flick: tradução Joice Elias Costa. – 3.ed. – Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz,2002.

MORAES, M.C. Pensamento Eco-Sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis RJ: Vozes, 2008.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo:2002

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.




Diretos Autorais

 

A revista Gepesvida é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. 

 Dessa maneira, as Revistas Eletrônicas do ICEP buscam agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.


O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.