EDUCAÇÃO AMBIENTAL E METODOLOGIAS ATIVAS NO COMBATE A BIOPIRATARIA

Gabriella Leite Burigo, Bruna Fernanda da Silva

Resumo


A biopirataria é um problema social, ambiental e econômico. Essa atividade pode ser definida como a utilização ou exploração de recursos naturais ou conhecimento tradicionais sem a devida autorização do Estado. Assim, este estudo teve por objetivo apresentar um relato de experiência docente sobre o uso de metodologias ativas na Educação Ambiental e no combate à biopirataria. As atividades foram desenvolvidas com turmas de 3º a 5º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Educação Básica de Lages-SC. Foram realizadas palestras sobre Educação Ambiental, visitas ao quartel da polícia ambiental, jogos da memória e trilha humana. A utilização de metodologias ativas demonstrou ser um método eficaz para abordar esse tema complexo e estimular uma visão crítica dos alunos. Na palestra foi possível perceber que o contato dos estudantes com a serpente, foi muito positivo, pois promoveu além de conscientização, a desmistificação desses seres tão importantes para a cadeia alimentar e para o ecossistema. A visita ao quartel da Polícia Ambiental proporcionou experiências práticas que complementaram o aprendizado. Após as experiências com as palestras e visitações, os jogos visaram a fixação dos conhecimentos. Com jogos da memória foi exercitado a capacidade de lembrar e recordar informações, sobre os animais mais traficados no Brasil. Já na trilha humana observou-se que os alunos tiveram oportunidade de vivenciar as consequências das decisões ambientais que tomaram durante o jogo, e eles não queriam cair nas casas de mensagens negativas. Conclui-se que a Educação Ambiental no ambiente escolar, desempenha um papel vital na formação de cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com a proteção do meio ambiente, ela fornece as bases para um futuro mais sustentável, promovendo políticas e práticas sustentáveis.


Palavras-chave


Educação Ambiental. Metodologias ativas. Biopirataria.

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