STORYTELLING NO ENSINO DA SAÚDE: ABORDAGEM DE ZOONOSES PARASITÁRIAS PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Evaristo Salvador da Cruz Neto, Pauline Castro de Oliveira, Flaviana dos Santos Silva, Francisco Mayke Oliveira de Araujo, Bruna Maria de Assis Rocha, Maria Patrícia Freitas de Lemos, Severino Cavalcante de Sousa Júnior, Karina Rodrigues dos Santos

Resumo


Os parasitos podem estar presentes no dia-a-dia acompanhados da falta de informação sobre a sua importância para saúde pública, como são transmitidas e sua prevenção, controle e tratamento, assim, muitas pessoas adquirem parasitoses, mas   desconhecem sua origem e profilaxia. O objetivo deste trabalho foi identificar de que maneira a utilização de storytelling (contação de história), pode auxiliar no esclarecimento de conceitos relacionados a zoonoses parasitárias e na prevenção e promoção de saúde entre crianças. Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo com a utilização de um questionário, a fim de avaliar o conhecimento de crianças do 6º ano do ensino fundamental de três escolas públicas,antes e após a utilização de uma cartilha com conteúdos sobre zoonoses parasitárias. A utilização de atividades lúdicas, na prática pedagógica, desenvolve diferentes capacidades contribuindo com a aprendizagem, ampliando a rede de significados que devem ser constituídos para consolidação de conceitos tanto para crianças, quanto para os jovens.


Palavras-chave


parasitoses, lúdico, prevenção

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