REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA TUBERCULOSE: DOS PORTADORES E DOS PROFISSIONAIS DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA[

Wander Galvão Lopes Fernandes, Everley Rosane Goetz

Resumo


Neste estudo foram investigadas as Representações Sociais dos sujeitos portadores de tuberculose (TB) e dos profissionais atuantes na Vigilância Epidemiológica (VE) sobre essa doença em um município de médio porte da Serra Catarinense. A pesquisa foi de natureza quali-quantitativa, com utilização do método exploratório-descritivo, sendo também uma pesquisa documental por meio do levantamento de dados dos prontuários dos portadores de tuberculose. No método de investigação, utilizou-se de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, destinado a 25 profissionais da Vigilância Epidemiológica, sendo uma amostra intencional. E em seguida, foram realizadas as entrevistas com 27 participantes que já tiveram tuberculose ou estavam realizando o tratamento da tuberculose até o mês de Setembro de 2013. Para a análise dos dados, foi realizada estatística descritiva básica para caracterização da amostra e realizada Análise de Conteúdo Categorial. Em síntese, este estudo permitiu observar que a família é um dos principais pilares e subsídios de atenção e acolhimento para ambas às categorias pesquisadas. Portanto, trabalhar na atualidade com a questão da tuberculose passa pelo comprometimento de todos em desfazer o estigma e preconceito, além de derrubar as barreiras que impedem que uma doença do passado, ressaltando que existe tratamento e cura, ainda se encontre tão presente na sociedade, causando um elevado número de infectados e mortes por todo o mundo.

Palavras-chave


Representações sociais; tuberculose; profissionais da saúde; portadores.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Rio de Janeiro: Editora edições 70, 2012.

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

CAMARGO, B. V. (2007). O que o caminho interdisciplinar brasileiro da teoria das representações sociais não favorece? In: Antonia Silva Paredes Moreira; Brigido Vizeu

Revista Gepesvida – Uniplac - 2016

Camargo. (Org.). Contribuições para a teoria e o método de estudo das representações sociais. 1ª ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 93-112.

GOETZ, E. R. Representações sociais do corpo, mídia e atitudes. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.

HINO, P. et al. O controle da tuberculose na perspectiva da vigilância da saúde. n. 2. pgs. 417-421, 2011. Disponível em: < //http: www.scielo/vigilanciadasaude/artigo> Acesso em: 03/10/13.

JODELET, D. La representación social: Fenómenos, concepto y teoria. Em S. Moscovici (Org.), Pensamiento y vida social. (pgs. 469-494). Barcelona/Buenos Aires/México: Paidós, Psicologia Social, V. 2, (1986).

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de Atenção Básica: Vigilância em saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e tuberculose. 2. ed. Brasília, 2008.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia de Vigilância Epidemiológica. 6. ed. Brasília, 2005.

MINUCHIN, S; FISHMAN, H. C. Técnicas de terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise (Trad. A. Cabral). Rio de Janeiro: Zahar, (1978).

PORTO, A. Representações sociais da tuberculose: estigma e preconceito. Revista de Saúde Pública, 2007, v. 41, n. 1, p. 43-49.

PROJETO FUNDO GLOBAL TUBERCULOSE BRASIL. Deixe o sol entrar: Contribuições para o controle da tuberculose e adesão ao tratamento. Rio de Janeiro, 2010.