ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: AVANÇOS TEÓRICOS E PRÁTICOS NA APLICAÇÃO DO MÉTODO FÔNICO MEDIADO

Izabel Cristina Feijó de Andrade

Resumo


Esse artigo tem como propósito apresentar as bases teóricas do Método Fônico Mediado (MFM) que é um sistema de alfabetização funcional especializado para alfabetizar estudantes com Deficiência Intelectual (DI), Transtorno do Espectro Autista, Dislexia, entre outras síndromes que podem causar a DI. Esses estudantes vivem um cenário de exclusão e discriminação de toda ordem, sem uma perspectiva de sucesso escolar. O MFM tem como base 3 aportes teóricos muito claros: a Neurociência Cognitiva (Stanilas Daheane, 2012) a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (Feuerstein, 2020) e Método Fônico. Essas bases reforçam que é possível alfabetizar os estudantes com DI, independente do comprometimento ou da idade. E, isso se justifica pela plasticidade cerebral é a capacidade do cérebro tem de se reorganizar-se e remodelar-se em função das novas experiências que todos passam ao longo da vida. É a capacidade do cérebro de modificar as suas estruturas e o seu funcionamento. O MFM é uma prática pedagógica que mobiliza e corrige as funções cognitivas como memória, atenção, percepção, motivação,transferência,generalização/sínteseemetacognição. Alfabetizar um estudante com DI é umatointencionalqueconsisteemselecionareorganizar estímulos sonoros e experiências de leitura e escrita de forma a suscitar interesse emotivação nesses estudantes. Nessaperspectiva, pode-se afirmar que a professora de referência é a figura essencial desse processo porque ela sabe o “como fazer” para desenvolver a alfabetização a partir de uma experiência deaprendizagem mediada. Os resultados da aplicação do MFM estão sendo muito positivos. O desempenho de todas os estudantes melhorou muito. Mesmo com à curta duração do programa, pode-se consdierar que os rendimentos melhoraram devido a Aprendizagem mediada. E o mais promissor de tudo é que o MFM marca uma nova era: A Era da Alfabetização dos Estudantes com DI.


Palavras-chave


Método Fônico Mediado. Alfabetização Mediada. Método Liberta. Deficiência intelectual.

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