O ENSINO REMOTO E SUAS POSSIBILIDADES: ESTRATÉGIAS DO AMAZONAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19

Kácia Neto de Oliveira, Ozival Barbosa da Silva

Resumo


A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras mudanças ao sistema de ensino, evidenciando outras formas de conduzir a aprendizagem dos alunos, propiciando aos professores à autoformação e alunos ao desenvolvimento de suas atividades, usando ferramentas digitais em momentos assíncronos e síncronos dentro do Ensino Remoto. Diante disso, o presente texto visa contribuir com as discussões que tem como pano de fundo a pandemia da COVID 19 e as mudanças ocorridas no contexto das escolas estaduais do Amazonas, tendo como objeto de estudo o projeto Aula em Casa disponibilizado pela SEDUC/AM que ofertou  conteúdos curriculares aos estudantes, por outro lado, durante a execução do projeto, notabilizou-se fragilidades da rede no que tange a formação continuada e o acesso dos professores, alunos e familiares às tecnologias digitais. A análise foi realizada com base em levantamento bibliográfico e pelos links do Google formulários, instrumentos e documentos institucionais elaborados pela equipe técnica da Secretaria de Estado e Educação do Amazonas que visaram orientar a educação escolar no período. Os resultados nos mostraram que os professores tiveram que se autoformar disponibilizarem os conteúdos pedagógicos aos alunos em formatos digitais com a utilização de Tecnologia da informação e comunicação (TIC) dentro do projeto Aula em Casa, evidenciando que um número significativo de estudantes da rede pôde adquirir conhecimentos e avanços na aprendizagem, através de estratégias diferenciadas que puderam minimizar impactos no processo de ensino e aprendizagens entre os estudantes. Por outro lado, apresentou-se dificuldades emanadas desse processo e uma delas foi a exclusão digital e a falta de formação dos professores em contexto tecnológico.


Palavras-chave


Ensino Remoto; Tecnologias digitais; COVID-19; Projeto Aula em Casa

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