O PROCESSO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA COMUNIDADE TERAPÊUTICA CASA DE RECUPERACAO ÁGUA DA VIDA – CURITIBANOS/SC.

Janaina MAFRA, Silvia Antunes de FREITAS

Resumo


O presente artigo tem como objetivo contribuir à reflexão sobre o exercício profissional do assistente social, que atua em comunidade terapêutica Casa de Recuperação Água da Vida/CRAVI Curitibanos/SC para o tratamento de dependência de substancias psicoativas; as exigências postas pela complexidade do trabalho coletivo; a necessidade de desenvolver um trabalho interdisciplinar e as implicações que o Assistente Social enfrenta para pôr em prática a instrumentalidade da profissão. Busca-se pontuar aspectos relevantes concernentes sobre qual a função do Assistente Social dentro da comunidade terapêutica, e quais os principais desafios enfrentados.

Palavras-chave


Serviço Social, exercício profissional, comunidade terapêutica, dependência química.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Governo Federal. Capacitação para Comunidades Terapêuticas. Brassília: Ministério da Justiça, 2013.

DE LEON, George. A Comunidade Terapêutica – Teoria, Modelo e Método. 3a Edição. São Paulo: Loyola, 2009.

CRAVI- Água da Vida- Comunidade Terapêutica. Disponível em acesso em 12 de outubro de 2015).

FALEIROS, Vicente de Paula. A política social do Estado Capitalista. 8.a Edição. São Paulo. Cortez, 2000.

FLIGIE, N.B, BORDIN, S., LARANJEIRA, R. Aconselhamento em Dependência Química. São Paulo: Rocca, 2004.

IAMAMOTO, Marilda, CARVALHO, Raul. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo Cortez, 2009.

IAMAMOTO, Marilda, CARVALHO. Serviço Social em Tempo de Capital e Fetiche. Capital financeiro, trabalho e questão social. 6. Edição. São Paulo. Cortez, 2011.

IAMAMOTO, Marilda, CARVALHO. - Social brasileiro. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120, p. 0 -639, out./dez. 2014. Disponível em acesso em 24 de maio de 2016.

WOERNER, CAMILA BIRIBIO. Serv Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 14, n. 1, p. 174 - 185, jan./jun. 2015. Disponível em < http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/viewFile/18155/13317> Acesso em 24 de maio de 2016.

ZANELATTO, Neide A., LARANJEIRA, Ronaldo. O Tratamento da Dependência Química e as Terapias Cognitivo-Comportamentais: Um Guia Para Terapeutas. São Paulo: Artmed, 2009.