O IMPACTO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS TRABALHADORES DO SUS REGIÃO DA AMURC

Alessandra Aparecida GOTER, Audrilara Arruda Rodrigues CAMPOS

Resumo


O objetivo deste estudo é conhecer dentro da perspectiva do materialismo histórico dialético o impacto das condições de trabalho dos trabalhadores do SUS da região da AMURC (Associação de Municípios da Região do Contestado). Objetivamos especificamente: Identificar como se estabelece as condições de trabalho dos profissionais de serviço social enquanto espaço de trabalho do SUS da região da AMURC; Identificar quais os fatores que interferem no processo saúde-doença dos trabalhadores do SUS da região da AMURC. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa e para aprofundar o estudo adotou-se o estudo de campo, pesquisa de exploratória e bibliográfica. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas gravadas e a versão reduzida da Escala de Satisfação no Trabalho – EST (Siqueira - 2008). A análise temática se deu a partir das categorias: trabalho, saúde e adoecimento. Este estudo foi desenvolvido nos cinco municípios da região da AMURC (Associação de Municípios da Região do Contestado). As percepções encontradas nesse estudo indicam a necessidade de construir estratégias visando a melhoria nas condições de trabalho amenizando o impacto dos fatores que interferem no processo de adoecimento dos trabalhadores do SUS. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade do Planalto Catarinense, sob o parecer número 1.557.180.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei Orgânica da Saúde nº 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em: Acesso em: 29/10/2015 às 15h00min.

Código de Ética do Assistente Social, CFESS, 2012.

FRUTUOSO, Joselma Tavares; CRUZ, Roberto Moraes. Mensuração da carga de trabalho e sua relação com a saúde do trabalhador. Ver. Bras. Med. Trab. Belo Horizonte, vol.3, nº1, p.29-36, jan-jul, 2005.

GOMEZ, Carlos Minayo; Machado, Jorge M. H.; PENA, Paulo G. L. (Orgs.). Saúde do Trabalhador na sociedade brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Fiocruz. 2011.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O serviço social na cena contemporânea. Serviço Social: Direitos Sociais e competências profissionais, [200-], 46p.

MORESCO, Adriana Katia Ternes. O serviço social no Poder Judiciário de Santa Catarina. Considerações sobre trabalho e saúde dos assistentes sociais no judiciário catarinense. Vol. 1, n. 1, nov, p, 349- 360. Florianópolis: TJ/SC, 2009.

MOZZATO, Anelise Rebelato; GRYBOVSKI, Denize. Documentos e Debates: Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. FEAC/UPF Passo Fundo, RS. RAC, Curitiba, v. 15, n. 4, p. 731-747, Jul./ Ago. 2011.