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Diretrizes para Autores

Normas editoriais para publicação na Revista Humanitaris

 

Submissões em fluxo contínuo.

Dossiês temáticos.

Resenhas

Relatos de experiências

Artigos

Como parte do processo de submissão, ficam os/as autores/as responsabilizados/as a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens nas normas gerais para publicação na Revista Humanitaris. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão arquivadas automaticamente.


Critérios iniciais
1. A contribuição deve ser original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. No ato da submissão, o/a autor deverá indicar por meio de mensagem pelo sistema a modalidade a qual destina-se o artigo.


2. A submissão deve possuir no máximo 5 autores/as, dos quais no mínimo um/a deve possuir obrigatoriamente o doutorado concluído.

3. Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word.

4. A identificação de autoria do trabalho deverá ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares às Cegas.

5. Por política editorial, não aceitamos a publicação de mais de um artigo do/a mesmo/a autor/a ou co-autor/a no mesmo ano. Devido a isto, solicita-se o envio de apenas UM artigo do mesmo autor/a ou co-autor/a anualmente. Caso o/a autor/a ou co-autor/a envie mais de um, consideraremos apenas o primeiro enviado e arquivaremos os demais.

6. Sobre endogenia: Visando atender aos critérios de avaliação dos periódicos científicos adotados pelas bases indexadoras mais conceituadas, a Revista Humanitaris limita-se a publicar anualmente no máximo 20% do número de artigos cujos autores/as ou Co-autores/as sejam vinculados a mesma universidade. Além disso, cada autor/a deve aguardar o intervalo de 1 (um) anos entre publicações.

Apresentação formal das submissões

 

7. Para submissão de artigos na Revista Humanitaris, é necessário o preenchimento de todos os campos solicitados. Artigos com campos deixados em branco, correm o risco de não serem avaliados. No formulário de submissão é indispensável preencher os campos “URL” (com o link para o currículo Lattes), “Instituição/Afiliação” (em até 3 linhas), “Resumo da biografia” (constando a formação e titulação em até 3 linhas) e “Mensagem à Equipe Editorial” (informando a modalidade a qual destina-se o artigo).

8. O artigo submetido à Revista Humanitaris é configurado para papel A4, observando as seguintes indicações: margem direita/superior/inferior 2,5 cm; margem esquerda 3,0 cm; fonte Times New Roman no corpo 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. Não utilize espaçamento entre parágrafos. Basicamente as regras da ABNT 

9. O artigo INÉDITO (português (Brasil ou Portugal ou Espanhol ou Francês) deve possuir entre 15 e 20 laudas e deve constar de título em português, espanhol ou francês, e resumo também em em português, espanhol ou francês.  O resumo deve ter em torno de 10 linhas ou 130 palavras, com indicação de três palavras-chave (que também devem ser apresentadas em em português, espanhol ou francês. As normas presentes neste item também servem a modalidade Ensaio. 

10. A resenha crítica de livro deve possuir entre 3 e 6 laudas e constar a referência completa do livro. Serão avaliadas apenas resenhas de obras que apresentem contribuições à formação de professores/as e ao cotidiano escolar no contexto de diferentes níveis de ensino e que sua publicação seja do mesmo de submissão do artigo.

11. O relato de experiência destina-se exclusivamente a docentes da educação básica e que estejam sem vínculos a programas de pós-graduações. Ele deve possuir entre 5 e 8 laudas, contando com resumo em português, espanhol ou francês, e referências. Serão avaliados apenas relatos de experiências que apresentem contribuições à formação de professores/as e ao entendimento do cotidiano escolar.

12. O TÍTULO do trabalho deve estar em letras maiúsculas, se houver subtítulo, após ":" (dois pontos) deve ser utilizado apenas letras minúsculas. Os subtítulos “INTRODUÇÃO”, “FUNDAMENTAÇÃO”, “METODOLOGIA”, “RESULTADOS E DISCUSSÃO” e “CONSIDERAÇÕES FINAIS” poderão ser substituídos por outros equivalentes ou mais adequados à abordagem epistemológica-metodológica do trabalho. No entanto, é fundamental que independente do subtítulo, o artigo explicite abordagem metodológica, objetivos e justificativa, e inclua ao final o subtítulo “Referências”. Os artigos escritos em português deverão obrigatoriamente respeitar as normas da ABNT para a elaboração do subtítulo “Referências” e citações no corpo do artigo, abrindo precedente para as normas da APA em tratando-se de artigos escritos em espanhol ou francês ou mesmo Português de Portugal. 

13. As figuras devem ser incorporadas ao texto com as respectivas legendas, sendo seguindo as regras da ABNT.

14. A elaboração dos textos em em português, espanhol ou francês,  é de inteira responsabilidade do/a autor/a, cabendo a autoria a revisão do uso formal da língua. A observação do desrespeito desta norma também poderá resultar no arquivamento do artigo.

15. Nas citações (a partir de quatro linhas), o recuo é de 4 cm da margem esquerda, o espaçamento é simples e a fonte, 10. 

16. As notas devem ter caráter unicamente explicativo e constar como nota de rodapé e não devem passar de 6 linhas (letra tamanho 10, simples). 

17. Registrar, nas referências, SOMENTE, os/as autores/as citados/as no corpo do texto. 

18. As referências no final do texto precisam obedecer às Normas Técnicas da ABNT, NBR 6023, 2020.

 

19. Antes do envio para os/as pareceristas/as, o artigo deverá estar em consonância com o que prescreve estas Normas Gerais. 

O processo de avaliação e publicação


Os artigos, resenhas e relatos de experiências submetidos passam por três fases:

 

A primeira consiste na triagem realizada pela Equipe Edição, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial da revista e às normas de publicação, bem como a contribuição e qualidade do artigo para a revista, e o potencial de publicação. Verificamos todos os trabalhos com software anti-plágio CopySpider. Nesta etapa, a situação da submissão no sistema é “Aguardando designação”. Trabalhos considerados inadequados são rejeitados nesta etapa.

Na segunda fase, os trabalhos que passaram pela triagem inicial sem serem rejeitados são encaminhados para a avaliação por pares às cegas. Nesta etapa, a situação da submissão no sistema é “Em avaliação”. Após o parecer dos/as avaliadores/as, a decisão final volta a Equipe Editorial. Três decisões são possíveis: 

A. A submissão é rejeitada e fundamentada com parecer dos/as avaliadores/as;
B. a submissão é aceita sem correções;
C. são solicitadas correções que devem ser atendidas em determinado prazo, e serão novamente avaliadas para aceite ou rejeição definitivos.

Os trabalhos aceitos no processo de avaliação passam à etapa de edição, para os ajustes finais da publicação.
Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também destes os nomes dos/as autores/as. Portanto, ao submeter o artigo no sistema, é indispensável o anonimato de autoria. Em hipótese alguma, o/a(s) autor(es/as) pode(m) se identificar no corpo do texto. 

Caso necessário, o artigo aprovado será submetido a pequenas correções visando à melhoria do texto. 

À Revista Humanitaris, ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.

No caso de artigo desclassificado em qualquer critério previsto conforme Normas da Revista, o mesmo poderá ser novamente submetido.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons


1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre


Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

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    1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



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ISSN: 2318-7662