Graduação em Ciências Biológicas. Doutora em Engenharia Ambiental – UFSC
Professora do Mestrado em Educação (PPGE) e Mestrado em Ambiente e saúde (PPGAS) da UNIPLAC
Universidade do Planalto Catarinense - Lages – SC - Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - Itajaí - SC
Grupo de Pesquisa "Educação, Estudos Ambientais e Sociedade" - GEEAS
Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental - www.reasul.org.br
Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA) - www.ariusa.net
Universidade do Vale do Itajaí - Programa de >Pós-doutora em Educação Ambiental;
Doutora e mestre em Zootecnia
Professora e presidente do Comitê de Sustentabilidade do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Graduação em Pedagogia das Séries Iniciais - UDESC, Graduação em Orientação Educacional (UDESC); Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ouro Fino - MG, Especialização em Gestão Escolar- UDESC, Especialização em Tecnologias da Educação - PUC- Pontifícia Universidade Católica/RJ; Mestrado em Educação e Cultura (UDESC); Doutora em Educação, Desenvolvimento e Tecnologias pela UNISINOS/RS. Professora Secretaria de Estado da Educação de SC, Professora no Centro Universitário Municipal de São José - SC. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Tecnologia, Educação a Distância (EaD), Formação de Professores, Gestão e Planejamento, Projeto Político Pedagógico e Formação em Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Faculdade de Educação pela Pontifícia Universitária Católica do Rio Grande do Sul (2011). Pós-Doutoramento em Educação pela PUCRS em 2013. Especialista em Psicologia Transpessoal e Parapsicóloga. Especialista em Metodologia do Ensino. Especialização em Modificabilidade Cognitiva Estrutural. International.Center Enhancement Of Learning Potential, ICELP, Israel (2005);Atualmente é diretora pedagógica do COLÉGIO ALTERNATIVO TALISMÃ, professora do Centro Universitário Municipal de São José. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, criança, educação transdisciplinar, inclusão e educação infantil. Diretora Pedagógica do Instituto de Consultoria Educacional e Pós-Graduação - ICEP. Diretora Pedagógica da Escola de Desenvolvimento Humano para a Cidadania - EDHUC. 2a Líder do Grupo de Pesquisa da PUCRS: Educação para Inteireza: um (re)descobrir-se. Membro do Grupo de Pesquisa ITINERA/Curriculo da UFSC; Membro do Grupo de Pesquisa - GEPESVIDA/UNIPLAC.
Graduada em Ciências Sociais, Mestre e Doutora em Serviço Social (PUCRS/2003), pós-doutorado em Educação(PUCRS/2012). Docente e Pesquisadora dos Programas Stricto Sensu da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC - PPGE e PPGAS. Tem experiência na área de Educação e Saúde, com ênfase em temas relacionados às Linhas de pesquisa Processos Formativos em Educação e Saúde e Saberes e Práticas Interdisciplinares. Discute as contribuições da teoria da complexidade para a formação humana, Educação Permanente, Educação para Inteireza, Transição paradigmática em educação e saúde, Mediação de emoções e amorosidade com várias publicações na área. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida GEPESVIDA (UNIPLAC), integra o Grupo de Pesquisa em Ambiente e Saúde(UNIPLAC) e Grupo Educação para inteireza: um (re)descobrir-se ( PUCRS).
CURRICULOPossui graduação em Licenciatura Plena em Letras (1976), mestrado em Educação (1985) e doutorado em Educação (1992), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Desde 1980 até a presente data é professora titular da Faculdade de Educação (FACED) desta Universidade, com docência e pesquisa na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Integra a linha de pesquisa Pessoa e Educação tendo como foco de sua investigação: Formação do Ser Professor, enfatizando as temáticas: espiritualidade, inteireza, inteligência espiritual e educação continuada, com várias publicações na área.
Doutorado em Educação: Currículo - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), Pós-Doutoral em Educação e Religião pela PUCPR em 2016. É associada do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso - FONAPER. Faz parte da Comissão Institucional de Acessibilidade - CIA da UNIPLAC. Tem experiência na área de educação e gestão, com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino religioso, metodologia e história do ensino religioso, educação, educação especial, currículo, legislação e formação de professores, gestão e pesquisa e prática pedagógica. Participante do Grupo de Pesquisa: Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Políticas Públicas.Coordenadora adjunta do PPGE/ UNIPLAC.
10 Publicações
O livro apresenta de forma detalhada a trajetória da formação de professores para o Ensino Religioso na história da educação brasileira, iniciando-se pelo período colonial, imperial, republicano e Diretrizes Nacionais da Educação.
Esse livro tem o propósito de apresentar uma possibillidade mais natural, criativa e encantadora para a educação infantil, construída a partir da experiência das três autoras
Nesse livro estão narradas algumas desejos e algumas experiências de educadores em formação inicial em que se prioriza uma reflexão sobre a inclusão em tempos e em espaços formais e informais educacionais.
Este livro é uma produção que tem o objetivo de analisar as políticas e as práticas de inclusão de alunos com Síndrome de Down nos anos iniciais do ensino fundamental no sistema de ensino municipal de Lages.
Este livro tem por propósito apresentar uma coletânea de experiências vivenciadas no Ensino Superior e que estão relacionadas com a Educação Inicial, Permanente e continuada.
Esse livro situa o contexto da formação de professores a necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre currículo, inclusão e Atendimento Educacional Especializado.
Este livro tem o propósito de visualizar pontos de referência para uma formação integral dos educadores a partir de uma reflexão sobre os fundamentos epistemológicos da transdisciplinaridade, da complexidade e da autoformação.
Esse livro tem o objetivo discorrer a respeito das políticas públicas para formação de docentes à compreensão do Ensino Religioso no Brasil. Destacam-se marcos da política pública nos sistemas de ensino e a formação geral de professores.
A leitura deste livro proporciona a construção de conhecimentos relevantes sobre conceitos de Infância, Inclusão e Gestão Educacional no campo da Educação Infantil. As autoras apresentam o contexto da infância, da educação infantil e da educação inclusiva no Brasil.
Esse livro é uma produção coletiva de pesquisadores do Curso Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José/SC e do Curso de Graduação em Educação Especial da Universidade do Planalto Catarinense de Lages – SC