DANÇAS CIRCULARES: A ARTE DE DANÇAR-NARRAR-RESSIGNIFICAR A HISTÓRIA DE VIDA E CRIATIVIDADE DA PESSOA COM COMPROMETIMENTO INTELECTUAL.

Ana Paula de Oliveira Pires

Resumo


A educação-formação-reabiltação dos indivíduos categorizados deficientes intelectuais estabelece-se na unilateralidade das trocas e na artificialidade das interações. Tempo e esforços são investidos na dimensão do "corpo-meu", em detrimento da atenção aos aspectos do mundo interno e da construção da subjetividade desse indivíduo. A ausência de uma linguagem sensível, capaz de ultrapassar as especificidades impostas pelo comprometimento intelectual e estabelecer comunicação autêntica, perpetua um fazer identificado com a deficiência, negando as possibilidades de alteridade, prazer e criação de sentido a partir de suas potencialidades. Nesse sentido, surge a dança circular em seu aspecto narrativo arquetípico, permitindo a reconexão ao narrador exilado na psique. Por meio do olhar retrospectivo, o dançarino-narrador abre-se a novos significados e opções no presente e no futuro.

Palavras-chave


dança circular; comprometimento intelectual; narração; comunicação sensível; criatividade.

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