EDUCOMUNICAÇÃO E DESENHOS ANIMADOS: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Kamila Regina Souza, Ademilde Silveira Sartori

Resumo


O presente texto tem por objetivo apresentar as reflexões resultantes de pesquisa realizada em 2012, para obtenção do título de Mestra em Educação. Tais reflexões foram realizadas, à luz da Educomunicação, sobre as relações entre os desenhos animados e as brincadeiras infantis com a prática pedagógica de professoras da Educação Infantil. A referida pesquisa partiu dos seguintes pressupostos: que o contexto educacional é invadido pelas mídias, impondo novos desafios à comunidade escolar; e que, dentre essas mídias, os desenhos animados representam referências significativas para a construção sociocultural das crianças, sendo as brincadeiras infantis um importante espaço de mediação. Foram sujeitos deste estudo de caso, uma professora e uma auxiliar de sala, de um grupo de crianças com idades entre 05 e 06 anos numa instituição de Educação Infantil localizado na região continental de Florianópolis/Santa Catarina/Brasil. A pesquisa realizada e a reflexão sobre seu andamento e resultados proporcionou a proposição do conceito de Prática Pedagógica Educomunicativa como aquela que, entre outros aspectos, inaugura e/ou incrementa ecossistemas comunicativos entre todos os envolvidos no processo educativo. Entendemos que tais práticas podem ser incluídas no (re) pensar o “que fazer” pedagógico dos/as profissionais da Educação Infantil em nossa contemporaneidade.

Palavras-chave


desenho animado; educação infantil; práticas pedagógicas educomunicativas

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