DIFICULDADE DE MATEMÁTICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Thayse Guesser Mannes

Resumo


As dificuldades de aprendizagem têm sido destaque nas reuniões de conselhos de classe e estão cada vez mais frequentes em estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho, faz uma reflexão acerca dos eixos estruturantes da Educação Matemática e do conjunto de aprendizagens essenciais para o desenvolvimento das habilidades cognitivas que envolve essa área do conhecimento. Desse modo, discute-se ainda a importância de um trabalho pedagógico organizado de forma lúdica e contextualizada que contemple os direitos básicos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental. Os relatos apresentados demonstram várias dificuldades que os estudantes apresentam em relação ao sistema de numeração decimal e nos fazem refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem. Diante da realidade, cabe a nós profissionais da educação assumir o compromisso com a aprendizagem de cada criança que passa por nossas mãos, a partir de um trabalho pedagógico que contemple a garantia dos seus direitos de aprendizagem.

Palavras-chave


Dificuldade de aprendizagem. Psicopedagogia. Direitos de aprendizagem. Educação Matemática.

Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, Isabel. Escola Reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 20031.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do Trabalho Pedagógico – Brasília: MEC, SEB, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do ensino fundamental. Brasília, 2012.

TORTELLA, Gabriel. Teste de Atenção por cancelamento: avaliação da atenção em estudantes do ensino fundamental. Aval. psicol., Porto Alegre , v. 7, n. 2, p. 265-267, ago. 2008 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712008000200018&lng=pt&nrm=iso. acessos em 23 fev. 2021.

CORSO, Luciana Vellinho; DORNELES Beatriz Vargas. Senso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática. Rev. psicopedag. vol.27 no.83 São Paulo, 2010.

LEÓN, Camila Barbosa Riccardi; RODRIGUES, Camila Cruz; SEABRA, Alessandra Gotuzo; DIAS, Natália Martins. Funções executivas e desempenho escolar em crianças de 6 a 9 anos de idade. Rev. psicopedag. vol.30 no.92 São Paulo, 2013.

NATIONAL MATHEMATICS ADVISORY PANEL. Foundations for success: the final report of the national mathematics advisory panel, U.S. Department of Education: Washington, 2008.

OLIVEIRA, Martha Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

Vygotsky. L. S. A Formação Social da Mente, Martins Fontes 7edição, São Paulo, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.