FORMAÇÃO DOCENTE: POTENCIALIZANDO O PROTAGONISMO INFANTIL COM O COACHING EDUCACIONAL

Gabriela Dutra Caldeira

Resumo


Este artigo tem o objetivo de compreender a importância da formação docente em coaching educacional. Para tanto, foi necessário conceituar coaching educacional; identificar as estratégias existentes de formação docente em coaching educacional, visando o processo de ensino-aprendizagem; e, apontar as estratégias do coaching que potencializem o protagonismo infantil com o uso da pedagogia mediatizada. Em relação a metodologia da pesquisa, além da revisão sistemática de literatura sobre o tema, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa de modo descritivo acerca do coaching educacional por meio da aplicação de um questionário com profissionais da área em estudo. A análise das informações foi tratada a partir da Análise discursiva textual de Moraes e Galiazzi (2011). Com os resultados apresentados, considera-se que há uma necessidade de que os docentes, e até mesmo as instituições de ensino, invistam em formações de coaching educacional com o objetivo de melhorar a sua satisfação pessoal e profissional, auxiliando no planejamento diário de atividades com foco na pedagogia mediatizada, tornando a escola um ambiente de escuta, criativo e inovador, potencializando as habilidades e competências apresentadas na BNCC. Sugere-se então, um programa de formação docente para acompanhar os resultados obtidos após oficinas de coaching nas escolas de educação básica, analisando as competências do docente e da criança, antes e depois da utilização de técnicas de coaching em sala de aula, aprofundando o tema aqui abordado.


Palavras-chave


Coaching educacional. Formação Docente. Protagonismo Infantil. Pedagogia Mediatizada. Ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ABEGG, F. H. Docência em cena: experiências de formação continuada e práticas teatrais na escola. Tese (Doutorado) -- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de PósGraduação em Educação, Porto Ale-gre, BR-RS, 2018. 129 f.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fun-damental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasí-lia: MEC/SEB, 2013.

BRASIL. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do PNE. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/pdf/pne_conhecendo_20_met as.pdf. Acesso em 10 de out. 2019.

CABRAL, P. J. A. O coaching para professores da educação infantil. Tese de Mestrado em Docência e Gestão da Educação, publicação/2018 – Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal, 2018.

CARVALHO, G. Neurociência e Coaching. IGC, DF: 2017. Disponível em http://neuricienciacoach.com.br. Acesso em 22 de março de 2020.

COX, Elaine. Coaching understood: a pragmatic inquiry into the coaching pro-cess. International Journal of Sports Science & Coaching, [s.l.], v. 8, n. 1, p.265-270, mar. 2013

FERREIRA, V.J.A. Dislexia e Outros Distúrbios da Leitura-Escrita. In: Zorzi, J.; Capel-lini, S. Organização Funcional do Cérebro no Processo de Aprender. 2ª ed.São José dos Campos: Pulso, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2015.

FONSECA, V. da. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica / Vitor da Fonseca 7. Ed. – Petropolis, RJ: Vozes, 2015.

IAS – Instituto Ayrton Senna. Competências socioemocionais: material de discussão. 2013.

ICF, International Coaching Federation. ICF Ethical Conduct Review Process 2017. Disponível em: https://www.coachfederation.org/about/ethics.aspx?ItemNumber=853. Acesso em: 10 jan. 2019. International Coaching Federation. ICF Global Coaching Study 2016. Disponível em: Acesso em: 10 jan. 2019.

LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

PALMER, S., & MCDOWALL, A. The coaching relationship: Putting people first. Hove: Routledge. 2010.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Pimenta, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. Capítulo 2. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

RENNER, B. Help me to help us: peer coaching como ferramenta para formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira. Dissertação de Mes-trado. Universidade de Brasília, DF. 2015.

SALES, Z. F. O coaching e a ressignificação do ‘’ser docente’’ na Educação Infantil. Tese de Mestrado em Docência e Gestão da Educação, publicação/2018, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal, 2018.

SECCO, K. C. Coaching e formação da consciência docente. 2012. 173 f. Disser-tação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

SILVA, M. Coaching para docência do ensino superior: professor-coach, uma proposta. Revista Trabalho e Sociedade, Fortaleza, v.1, n.1, p.20-36, jul/dez. 2013.

SOUZA, H. D. S. C. Potencialidades e Limites do Coaching na Formação Con-tinuada de Educadores. Tese de Doutorado em Educação, publicação/2018, Fa-culdade de Educação da Universidade de Brasília, DF, 2018.

VIEIRA, P. Curso Formação Internacional em Coaching Integral Sistêmico Empresarial, Pessoal e Profissional. FEBRACIS – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE COACHING INTEGRAL SISTÊMICO. Apostila. Fortaleza: 2012.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

WALLON, H. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.

YIN, R.K. Pesquisa qualitativa do início ao fim... Porto Alegre, RS: Penso, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.