INFÂNCIA EM QUESTÃO:ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Daniela Camila Froehlich

Resumo


Este trabalho tem por intuito abordar a Educação Especial no contexto da Educação Infantil, voltando-se o olhar para a sua constituição, suas práticas pedagógicas, as abordagens, a organização e sua atuação, no que permeia este espaço. Para isso relato um trabalho desenvolvido durante o ano de 2018, abordando a díade, Educação Infantil e Educação especial, em uma Unidade de Educação infantil, pela perspectiva da educação inclusiva. Neste período a unidade tinha aproximadamente cento e trinta crianças matriculadas, dentre elas, doze crianças que são acompanhadas pela equipe de Educação Especial, dividindo-se em sete turmas. A equipe era composta por profissionais de diversas áreas, que em um trabalho conjunto priorizam que as crianças participem de todos os espaços da escola, interagindo com todas as crianças e adultos de forma inclusiva. A Unidade conta com o Atendimento Educacional Especializado. Torna-se importante salientar a abordagem pedagógica da Unidade que tem como referencial teórico de RegioEmíla. Assim, priorizar que uma educação com perspectiva inclusiva se efetive com as crianças pequenas, possibilitará a continuidade desse processo em outras etapas de forma mais adequada e efetiva.

Palavras-chave


Educação Especial; Educação Infantil; Inclusão.

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