FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UM OLHAR LUXUOSO SOBRE AS HISTÓRIAS DE VIDA DOS EDUCADORES DA INFÂNCIA

Izabel Cristina Feijó de Andrade, Annabel Cristini Feijó Peres

Resumo


Esta pesquisa teve a intenção de analisar as categorias: da memória, da infância e da autoformação de educadores, para compreender como as experiências e as histórias de vida das infâncias dos alunos do curso de pedagogia podem interferem na dinâmica afetiva e autoformativa desses futuros profissionais.  Para tanto, desejamos saber se esse movimento poderia tornar a prática docente, mediada pela memória, um espaço de reflexão e crítica da infância e da educação para a infância. Os estudos de Abrahão (2004), Josso (2004) e Souza (2007) em torno das histórias de vida proporcionaram as ferramentas habilidosas no processo de autoformação das acadêmicas do curso de pedagogia do USJ (Centro Universitário Municipal de São José/SC/Brasil, que vivenciaram na disciplina de Didática três momentos: o campo de observação, as orientações e as vivências transpessoais quinzenais do projeto em questão.  Os sujeitos envolvidos são 20 acadêmicos do curso de pedagogia que estavam regularmente matriculados na disciplina de didática I e II.  A metodologia adotada se pautou numa abordagem transpessoal de vivências que possibilita a construção de indicadores de análise capazes de iluminar as infâncias apagadas ou escondidas nas vozes desses futuros educadores.  Os dados foram coletados a partir de vivências que foram registradas por meio de narrativas.

Palavras-chave


Autoformação; História de Vida; Formação de professores.

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