REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FREQUENTADORES DE RESTAURANTES POPULARES SOBRE ALIMENTAÇÃO: SUBSÍDIO PARA AÇÃO EDUCATIVA
Resumo
Objetivou-se identificar as representações sociais de frequentadores dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte/Minas Gerais, acerca das mudanças que têm feito ou esperam fazer em sua alimentação; e das dificuldades para se alimentar de forma saudável. Empregou-se a entrevista face a face utilizando um roteiro semiestruturado e pré-testado. A técnica do Discurso do Sujeito Coletivo possibilitou identificar três grupos de representações sociais: “sintonizadas aos princípios e diretrizes da alimentação saudável”, “fortemente marcadas pelo senso comum”, “passíveis de sofrer mudanças quando a capacidade de planejar do indivíduo é aprimorada”. Constatou-se que as representações sociais permitiram lançar um olhar sobre a vida cotidiana dos sujeitos em termos de sua alimentação, bem como perceber a necessidade de uma intervenção educativa problematizadora em que se trabalhe o plano afetivo da aprendizagem, e favoreça o diálogo entre os indivíduos, com ênfase na vivência de experiências estéticas, capaz de afetar e produzir sensações, exercendo sobre a subjetividade uma ação direta.
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