PROJETO HISTÓRIA & VITIVINICULTURA: ENSINO INOVADOR E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO SUSTENTÁVEL NA SERRA CATARINENSE

Gil Karlos Ferri

Resumo


Este artigo apresenta uma síntese sobre o projeto História & Vitivinicultura, desenvolvido entre 2015 e 2018 com estudantes da Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira, do município de Anita Garibaldi, SC. Baseado nas teorias e metodologias da História Ambiental, o projeto promoveu estudos e saídas a campo nas vinícolas da associação Vinho de Altitude, localizadas no Planalto Catarinense. Por meio de excursões guiadas por pesquisadores e profissionais do setor vitivinícola, os alunos puderam interagir in situ e construir conhecimentos sobre história, vitivinicultura e desenvolvimento socioeconômico sustentável. O projeto atingiu seus objetivos proporcionando aos estudantes uma cultura de sustentabilidade e novas perspectivas para a região onde vivem. A parceria entre a escola e as vinícolas, pioneira em seu formato no país, destacou o projeto como um case internacional de inovação no ensino.


Palavras-chave


História Ambiental; Vitivinicultura; Sustentabilidade.

Texto completo:

PDF

Referências


CARBONEL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artemed, 2002.

FERRI, Gil Karlos. História Ambiental: uma historiografia comprometida com a vida. Café História. Rio de Janeiro, 05 abr. 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2019.

LOSSO, Flavia Baratieri. A produção de vinhos finos de altitude na região vitivinícola de São Joaquim / SC: uma alternativa para o turismo? Dissertação de Mestrado em Turismo e Hotelaria. Itajaí, SC: Universidade do Vale do Itajaí, 2010.

MARTINS, Jorge Santos. Situações práticas de ensino e aprendizagem significativa. Campinas: Editores Associados, 2009.

MOURA, Ana Francisca. Tempo da escola, tempo da vida. Universidade do Minho, 2005.

ROSIER, Jean Pierre. Novas regiões: vinhos de altitude no sul do Brasil. In: Anais do X Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia. Bento Gonçalves: EMBRAPA Uva e Vinho, 2003. p. 137-140.

WINEPEDIA. O que é terroir? Curiosidades, 04 jul. 2018. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2019.