EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES

Izabel cristina andrade, Wanderlea Pereira Damásio Maurício

Resumo


O presente artigo tem como propósito analisar as histórias de vida orais de homens e mulheres da EJA a partir de alguns questionamentos importantes: Quem são essas pessoas que frequentam EJA? O que desejam conquistar? Como vivenciam as dimensões de um currículo multicultural e com a ambientalização curricular? Para essa pesquisa, utilizamos a Pesquisa participante com a inclusão no ano de 2015 de vinte estagiários do curso de Pedagogia do USJ na modalidade EJA, em uma instituição situada no Município de São José/Santa Catarina. Os participantes, além dos 20 alunos do USJ, são duas turmas de EJA composta por 18 alunos com idades entre 16 a 45 anos. A prática pedagógica dos estágios mostrou que as histórias de vida orais dos alunos da EJA estavam repletas de histórias vividas. Dessa forma, consideramos que ao trabalhar com os sujeitos da EJA, devemos também orientá-los para os conhecimentos e mudanças que estão cada vez mais presentes na sociedade, especialmente aquelas relacionadas com a multiculturalidade e a educação ambiental. É importante que nós como professores, abrimos possibilidades de mudança em nossas práticas, para podermos beneficiar os sujeitos que estão presentes na EJA, que buscam formas de estarem inseridos também nas mudanças que acontecem rapidamente na sociedade, e uma delas é retomar as questões relacionadas com a multiculturalidade e a educação ambiental para a sala de aula. Mas, não basta só querer é preciso buscar estratégias de mudanças que possam intervir para mudar e a formar sujeitos críticos.

Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos. Multiculturalismo. Histórias de vida Orais. Educação Ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Educação de Jovens e Adultos como Direito Humano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. 2009.

GALVÃO. Cecília. Narrativas em Educação. In: Ciência e Educação. v.11, n 2, p. 327-345, 2005

LOPES, Selva Paraguassu; SOUSA, Luzia Silva. EJA: Uma educação possível ou mera utopia? [s.n.t.]. Disponível em:< WWW.cereja.org.br/pdf/revista_V/Revista_ SelvaPLopes.pdf > . Acesso em: 02 nov. .2015.

MONTEIRO, F. M. A. Desenvolvimento Profissional da Docência: Uma Experiência de Formação em um Curso de Licenciatura em Pedagogia. Tese de Doutorado. PPGE-CECH-UFSCAR, 2003.

MIZUKAMI, M. da G. [et al.]. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos, SP: EdUFSCAR, 2002a.

Moreira, A. F. B. e Candau, V. M. (2003). Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação. nº. 23. Rio de Janeiro, Mar/Ago, p. 156-168.

OLIVEIRA, Romualdo P. de (org.). Política educacional: impasses e alternativas. São Paulo: Cortez, 1995.

PIMENTA, Selma Garrido, LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

BRASIL, Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular -1º segmento /— São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 2001.

SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

THOMPSON, E. P. Educação e experiência. In: Thompson, E.P. Os românticos: a Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 11-47.