PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO EM UMA MICROEMPRESA DE CLIMATIZAÇÃO DE AMBIENTES

Laís Karine Sardá Martins, Juliane Vieira de Souza

Resumo


O objetivo deste artigo é descrever as etapas que compõem o desenvolvimento do planejamento estratégico e a proposta de implementação do Balanced Scorecard (BSC) em uma microempresa que atua no ramo de climatização de ambientes. O presente estudo trata-se de um estudo de caso, em que o objetivo é descritivo e exploratório, a abordagem da pesquisa é qualitativa, e a coleta de dados se deu por meio de reuniões, entrevistas e análise de relatórios gerenciais. Deste modo, ocorreu o desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa, a elaboração do mapa estratégico e do painel de desempenho. Este processo teve como resultado a definição de 10 objetivos estratégicos: aumentar a receita bruta fixa; reduzir os custos; aumentar a satisfação dos clientes; promover a marca da empresa; fidelizar clientes; otimizar processos de compras; aumentar a produtividade da equipe de instalação; criar indicadores de satisfação; capacitar os funcionários; e manter o nível de satisfação dos funcionários. Com base nos objetivos definiram-se os indicadores de desempenho, as metas e as iniciativas da empresa. Por fim, concluiu-se que o BSC é uma ferramenta útil para a tomada de decisão por parte dos gestores das microempresas.

Palavras-chave


Balanced Scorecard. Planejamento Estratégico. Microempresa

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ISSN 2447-2255