O USO DO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PELO EXÉRCITO BRASILEIRO

Edson Cilos Vargas, Felipe Boselli

Resumo


O presente trabalho apresenta uma análise acerca da utilização do Sistema de Registro de Preços no âmbito do Exército Brasileiro, durante a qual foram verificados os aspectos legais que regulam as atividades realizadas na esfera administrativa. Para realizar o estudo foi adotada a metodologia da pesquisa bibliográfica, com coleta de material em fontes primárias e secundárias, além de fontes obtidas na internet, utilizando os registros na construção do trabalho apresentado. Os resultados obtidos permitiram evidenciar os procedimentos relacionados à execução orçamentária, partindo de uma abordagem à legislação pertinente em vigor, com ênfase para o Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, além de outros instrumentos jurídicos. Os resultados indicam que podemos considerar que o uso do Sistema de Registro de Preços é uma importante ferramenta para a boa gestão dos recursos orçamentários disponibilizados ao Exército Brasileiro.


Palavras-chave


Exército Brasileiro; Sistema de Registro de Preços; Legislação

Texto completo:

PDF

Referências


BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de Direito Administrativo. 18. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em: 8 fev. 2016.

______. Ministério da Defesa. Comando do Exército. Secretaria de Economia e Finanças. Portaria nº 6-SEF, de 15 de outubro de 2003. Disponível em: .

______. Ministério da Defesa. Comando do Exército. Secretaria de Economia e Finanças. Portaria nº 15-SEF, de 16 de janeiro de 2004. Disponível em: .

______. Ministério da Defesa. Comando do Exército. Secretaria de Economia e Finanças. Portaria nº 16-SEF, de 16 de janeiro de 2004. Disponível em: .

______. Ministério da Defesa. Comando do Exército. Secretaria de Economia e Finanças. Ofício nº 80-A/2-SEF - CIRCULAR, de 23 Set 2010. Disponível em: .

______. Ministério da Defesa. Comando do Exército. Secretaria de Economia e Finanças. Portaria nº 1-sef, de 27 de janeiro de 2014. Disponível em: .

______. Ministério da Defesa. Comando do Exército. Secretaria de Economia e Finanças. Coletânea “ADM DAS UG” - 2015. Disponível em: .

______. Presidência da República. Decreto nº 3.931, de 19 de setembro de 2001 (revogado). Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2016.

______. Presidência da República. Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013. Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2016.

______. Presidência da República. Decreto nº 8.250, de 23 de maio de 2014. Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2016.

______. Presidência da República. Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002. Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2016.

JACOBY, Jorge Ulisses Fernandes. Sistema de Registro de Preços e Pregão Presencial e Eletrônico. 3. ed. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2009.

LORENCINI, Fernando Cesar. Ampliação do uso do sistema de registro em apoio às atividades da coordenadoria estadual de defesa civil, durante a operação verão. Programa de mestrado profissional em ciências policiais de segurança e ordem pública - Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores, Polícia Militar do Estado de São Paulo, 2010.

MEIRELLES, Helly Lopes. Licitação e contrato administrativo. São Paulo: RT, 1991.

PRACZ, Emerson Charles. Sistema de Registro de Preços: Uma inovação nas aquisições públicas de bens e serviços comuns. 2014. Monografia para a conclusão Pós-Graduação em Direito Militar – Fundação Trompowski, Rio Grande do Sul, 2014.

SANTOS, Marcello Fernandez dos. Emprego efetivo do Sistema de Registro de Preços (SRP) no Exército Brasileiro, para redução dos custos logísticos no processo de compras e estocagem de material. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Ciências Militares: Rio de Janeiro, 2011.

SOUZA, Marcelo Tobias. Sistema de Registro de Preços: a celeridade nas contratações de bens e serviços através da adesão à Ata de Registro de Preços. 2011. Monografia apresentada à Universidade de Brasília (UnB) como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração. Brasília, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

ISSN 2447-2255